Yamaha ousa com a Niken, de duas rodas dianteiras


Por Victor Alves (Auto Press)

15/07/2018 às 07h00- Atualizada 16/07/2018 às 16h12

Foto: Divulgação

A Yamaha decidiu fazer uma aposta ousada na sua linha de motos de média-alta cilindrada. E começou fazendo isso de forma bastante curiosa ao lançar a Niken: com três rodas, trata-se de uma motocicleta que, além de comodidade e segurança, esbanja visual agressivo, esportividade e requinte por onde passa. Com sistema de rodas que trabalham em par nos garfos dianteiros, a moto carrega uma bagagem tecnológica que a torna uma das motocicletas mais “invocadas” da marca para esse segmento na Europa.

O visual da Niken é agressivo e futurista. A adição da segunda roda na dianteira promoveu estabilidade e poder de frenagem maiores, graças ao aumento do contato com o solo. A moto tem disco de 298 mm em cada roda dianteira, de 15 polegadas cada, e um de 282 mm na roda de trás, de 17 polegadas. Em relação à suspensão, na frente, há duplo garfo invertido em cada roda, com 110 mm de curso, e totalmente ajustável tanto na compressão quanto no retorno. Já atrás, a configuração é do tipo monobraço, com 125 mm de curso, também ajustável em ambos os sentidos. As medidas da motocicleta compreendem 2,15 m de comprimento, 885 mm de largura e 1,25 m de altura, enquanto o assento está a 820 mm do solo.

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A Niken é movimentada pelo mesmo motor da naked MT-09 e sport touring Tracer 900. Esse propulsor, de 847 cc, tem três cilindros e fornece 115 cv de potência e 8,9 kgfm de torque a 8.500 rpm. São três modos de pilotagem, além de controle de tração, embreagem deslizante e piloto automático (que pode ser ativado na quarta marcha e a partir dos 50 km/h). Há ainda possibilidade de troca de marchas sem o uso da embreagem — o quick shift.

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Foto: Divulgação

A moto pesa 263 kg e o tanque tem capacidade para 18 litros de combustível. Uma das preocupações da marca japonesa foi com a distribuição de peso. Para manter a relação de 50% da carga em cada eixo, contando com o peso do piloto, a engenharia da Yamaha recuou o assento e o guidão. Com isso, ganhou ainda mais eficiência nas frenagens e curvas.

Para oferecer segurança sem abdicar da “emoção”, o sistema de braços duplos permite inclinações em até 45 graus nas curvas. Tal característica faz com que a Niken se comporte como uma genuína moto, e não como um triciclo, já que as duas rodas da frente estão muito próximas e elas inclinam nas curvas — o que não ocorre nos triciclos, que possuem eixo que liga as rodas e suspensão similar à de um carro. Na Europa, a motocicleta custa 14.990 euros (cerca de R$ 68 mil em conversão direta) — são 4 mil euros a mais que a Tracer 900 e 5.800 euros a mais que a MT-09. No Brasil essa relação levaria o preço do modelo a R$ 63 mil.

A Yamaha Niken é o segundo membro da “família” de três rodas da marca. Em 2014, a scooter Tricity chegou com proposta similar, mas com uma dinâmica mais simples, sem qualquer exigência esportiva. E é justamente aí que se concentra a diferença entre elas: enquanto a scooter tem objetivo de oferecer simples locomoção — sem grandes emoções —, a Niken veio com visual como ponto forte, trem de força de alta cilindrada e sistemas eletrônicos avançados de segurança que garantem estabilidade e conforto nos “passeios”. E quanto mais sinuosa for a estrada, maior a promessa de diversão.

Primeiras impressões

Foto: Divulgação

Dois termos vêm à mente quando se fala na Niken: incrível e única. Em alguns aspectos, ela é tida como uma motocicleta “normal”, mas as reações ao pilotar são bastante diferenciadas. Comparada às motos de duas rodas, o garfo dianteiro oferece certa “resistência”, que faz com que a sensação quando se inclina a moto seja um pouco “abafada” — não que seja lenta, mas, com certeza, há uma inércia diferente. A roda dupla, no entanto, permite grande confiança para entrar nas curvas ainda freando e acelerar antes de ter “endireitado” a moto na saída.

Mesmo com o controle de tração ligado, é possível sentir a traseira “saindo” na aceleração. Em relação à frenagem, o apoio duplo dianteiro não faz milagre — os discos devem parar mais de 260 kg de peso. Mas ainda assim não é nada perturbador: os freios da Niken são bons, mas é preciso ter um pouco de cautela. Considerando o nível tecnológico e a engenharia do modelo, a Niken é uma exclusividade interessante. Aqueles que procuram “diversão” e segurança em um único meio e que querem viajar com tranquilidade podem se dar muito bem com a Niken.

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