Parada racional


Por MÁRCIO MAIO - AUTO PRESS

15/01/2015 às 07h00

Fiat torna-se a primeira marca a fabricar no  Brasil um carro com start/stop e motor flex

Fiat torna-se a primeira marca a fabricar no Brasil um carro com start/stop e motor flex

PUBLICIDADE

O mercado automotivo nacional vive em constante mudança. Consumidores mais exigentes e a concorrência crescente em alguns segmentos fizeram com que as fabricantes dessem mais atenção a categorias que antes não recebiam muitas regalias. Caso dos hatches compactos. Itens como câmbio com trocas automáticas de marchas e até controle eletrônico de estabilidade e tração já aparecem de série em modelos que, até pouco tempo, nem ar-condicionado e direção hidráulica traziam de fábrica. A Fiat aproveitou o face-lift do Uno em sua linha 2015 e decidiu inovar também incorporando à sua gama uma versão com sistema start/stop – que desliga o motor em paradas de engarrafamentos ou em sinais de trânsito, por exemplo. E essa configuração Evolution, lançada em setembro último, já responde por 10% das vendas do Uno – que emplacou mais de 122 mil unidades em 2014.

Com o Uno Evolution, a Fiat tornou-se a primeira marca a fabricar no Brasil um carro com start/stop e a oferecê-lo em um motor flex. O sistema desliga o motor assim que o veículo para e é colocado em ponto morto e o religa com o carregar da embreagem, na hora de engatar a primeira marcha. A intenção é economizar combustível e, de quebra, garantir um índice de emissão de poluentes menor. O recurso foi desenvolvido pela alemã Bosch e, de acordo com a Fiat, resulta em uma redução de consumo de até 20%.

A versão traz sempre sob o capô o velho conhecido motor 1.4 8V da Fiat. Ele rende 85cv/12,4kgfm com gasolina no tanque e 88cv/12,5kgfm quando abastecido com etanol. A fabricante não disponibiliza como opcional a transmissão automatizada Dualogic Plus, ou seja, o trem de força é sempre completado pelo câmbio manual de cinco marchas. Com esse conjunto, ele chega à máxima de 172km/h e parte do zero aos 100km/h em 10,8 segundos.

Por dentro, o quadro de instrumentos agrega um display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução que fornece informações de computador de bordo, temperatura e mensagens do sistema start/stop, entre outras. O comando dos vidros elétricos, assim como em todas as versões do novo Uno, passou do console central para as portas. Mas itens como ar-condicionado e alarme seguem na lista de opcionais, fazendo a conta final do carro subir.

O preço inicial do Fiat Uno Evolution é R$ 35.510. Para ter ar-condicionado, faróis de neblina, alarme, chave canivete com comandos de travamento, vidros elétricos também traseiros, apoia-braço para motorista, banco com regulagem de altura e traseiro bipartido, cinto traseiro central de três pontos, porta-objetos para smartphone, rodas de liga-leve de 14 polegadas e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, esse valor aumenta para R$ 41.916. Um preço que não chega a ser baixo, mas que ganha certo destaque por se tratar do modelo mais barato com start/stop do mercado brasileiro.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.