Radar – Classe C cupê chega ao Brasil
C DE CHARME
Chega ao Brasil o novo Mercedes-Benz Classe C cupê, na versão C 250 Sport, com preço sugerido de R$ 245.900. O modelo está maior e mais leve que a versão anterior, além de 37 mm mais baixo. Com um novo acerto na suspensão ajustável a ar e seletor de modos de condução. O carro traz faróis inteligentes de leds, rodas de 18 polegadas e motor 2.0 turbo de 211 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é automática de sete velocidades. Segundo a Mercedes, ele faz de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e chega a 250 km/h de velocidade máxima.
NA FILA
A Honda desenvolveu um hotsite para a divulgar a nova geração do Honda Civic. No espaço, é possível conhecer detalhes do modelo e se cadastrar para receber as novidades sobre o três volumes, que será em breve fabricado no Brasil. O maior destaque fica por conta da estreia do inédito propulsor 1.5 turbo de até 173 cv. Assim, o motor 1.8 flexível de até 140 cv será aposentado e, para as versões de entrada, ficará o atual 2.0 de até 155 cv.
TROCA-TROCA
A Renault lançou na Europa a versão sedã do médio Mégane. O carro se destaca no quesito tecnologia, com o novo sistema de entretenimento R-Link 2 com tela LCD de 8,7 polegadas, sistema Multi-Sense com cinco modos de condução, painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, alerta de saída de faixa e de ponto cego e Park Assist. O sedã terá duas opções de motores a gasolina, com 115 cv e 130 cv. O Mégane sedã será vendido em 20 países, a maioria na Europa e Norte da África.
FOCO NO CUSTO/BENEFÍCIO
De acordo com dados noticiados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, a Fenauto, a venda de seminovos cresceu 23,6% no primeiro semestre. Já os modelos novos enfrentam retração de 21,5%. Foram vendidos 2.266.330 carros com até três anos de uso, contra 1.833.019 no mesmo período de 2015.
MUDANÇAS SUTIS
A Honda renovou a linha 2017 da naked CB 650F e da esportiva CBR 650F. Agora, ambos os modelos têm novos grafismos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil, três anos de garantia e em versões sempre equipadas com freios ABS. Os preços sugeridos são de R$ 37 mil e R$ 38.800, respectivamente. O motor segue o quatro cilindros de 649 cm³, que entrega 87 cv e 6,4 kgfm. Porém, ele recebeu novo cânister com carvão ativo, que reaproveita os gases evaporados do tanque para se adequar ao Promot 4 – Fase 2, a lei de emissão de poluentes e ruídos para motos no Brasil. O câmbio tem seis marchas.
VIAGEM PROVIDENCIAL
A Toyota iniciou na última semana a exportação da linha Etios para o Peru. A decisão foi tomada numa tentativa de amenizar a fraca demanda interna e reduzir a ociosidade na fábrica. Este é o primeiro destino fora do Mercosul e quarto destino comercial dos compactos – já vendido na Argentina, Paraguai e Uruguai. No primeiro semestre deste ano, a Toyota exportou 20.904 veículos, ou seja, 16% a mais que o total entre janeiro e junho do ano passado. Destas, 11.137 são unidades do modelo Etios, um crescimento de 44% em relação aos 7.690 veículos exportados no primeiro semestre do ano passado.
GRANDALHÃO DE PESO
A Nissan reestilizou o Pathfinder, SUV mais tradicional de seu line up. O jipão chega renovado à linha 2017 nos Estados Unidos com grade dianteira e para-choques renovados e novos recursos de conectividade ao sistema de áudio e deixou a suspensão mais firme, além de garantir direção mais veloz. O motor V6 aspirado de 3.5 litros ficou mais forte e rende agora 284 cv, 24 cv mais que antes. Com capacidade para sete passageiros, o Pathfinder dispõe de tração dianteira ou integral e câmbio automático CVT.
DEFEITO DE FÁBRICA
A Peugeot abriu um chamado aos proprietários dos modelos 308 e 408 com propulsor 1.6 THP. Segundo a marca, um defeito na manta de isolamento acústico pode fazer com que ela toque a turbina e gerar um incêndio no compartimento do motor. Para reparar a deformação, em caso de necessidade, é preciso fixar novos pinos e substituir os originais. E, caso precise, ocorrerá a instalação de uma nova manta de isolamento acústico.
MÉDIA ORIENTAL
Chega às lojas brasileiras a linha 2017 da Kawasaki Ninja 300, com novidades na versão ABS. O modelo com freios antitravamento vem agora em duas versões especiais: com pintura Metallic Flat Raw Greystone e Kawasaki Racing Team Replica. As duas variantes têm pneu traseiro mais largo, de 150 mm, e sliders laterais para proteção do quadro. A Ninja 300 ganhou ainda painel de instrumentos redesenhado e custa R$ 20.990 – na versão ABS Limited Edition sai por R$ 22.990.