Cara de mau
Quando foi lançado, em 1972, o Honda Civic era apenas um pequeno hatch de duas portas. Ao longo das gerações – são 10 no total -, o modelo cresceu, evoluiu e tornou-se o principal produto do line up da marca japonesa no mundo. Apresentada no Salão de Los Angeles em 2015, a versão cupê da nova linhagem não lembra em nada o carro lançado nos anos 1970 e adiciona um toque de esportividade que faltava ao modelo, por conta de seu design de linhas mais dinâmicas.
Como já é tradição, o Civic cupê traz linhas significativamente mais esportivas, embora seja idêntico à variante sedã até a coluna dianteira. A partir daí, a silhueta se transforma e tem um caimento alongado até chegar à traseira truncada. O interior foi completamente renovado e todo o painel de instrumentos é digital, dividido em três telas configuráveis individualmente através das teclas no volante. A central multimídia é de 7 polegadas e touch screen, além de oferecer todas as opções disponíveis de conectividade com um smartphone e ter compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto.
Na América do Norte, a nova geração do Civic cupê utiliza o novo motor quatro cilindros, 1.5 turbo com injeção direta de combustível, que desenvolve 175 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O propulsor é sempre aliado a uma nova transmissão automática do tipo CVT, que foi especialmente desenvolvida para dar conta de motores com maior força. A suspensão é McPherson dianteira e multilink no eixo traseiro, com freios ABS, EBD, controle de tração e seis airbags. As dimensões são 4,65 m de comprimento e 1,41 m de altura. A largura é de 1,80 m, a distância entre eixos é de 2,70 m e o peso é de 1.318 kg.
Vendido nos Estados Unidos desde outubro do ano passado, com preços entre os US$ 18.640 e US$ 26.500 (de R$ 75.500 a R$ 107.300), a versão cupê não tem previsão de chegada no Brasil. No entanto, a Honda já confirmou a chegada da variante sedã ao País e que estará disponível nas concessionárias da marca a partir do mês que vem. Descrita pela Honda como a maior mudança sofrida pelo Civic em 10 gerações, a nova linhagem terá perfil mais esportivo e requintado e preços que podem chegar até R$ 120 mil na versão topo de linha.