Equação racional


Por MÁRCIO MAIO - AUTO PRESS

13/08/2015 às 07h00

Versão custa R$ 45.490, ou seja, R$ 2 mil a menos que a versão 1.6 SV, que tem os mesmos equipamentos (Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias/11/08/2015)

Versão custa R$ 45.490, ou seja, R$ 2 mil a menos que a versão 1.6 SV, que tem os mesmos equipamentos (Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias/11/08/2015)

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A Nissan sempre deixou clara sua meta no Brasil: chegar aos 5% de participação de mercado até o fim de março de 2017. Para isso, a marca nipônica tratou de inaugurar sua fábrica em Resende, no Sul do Rio de Janeiro, e apostar em modelos de volume, caso do sedã compacto Versa. E diante da evolução constante que caracteriza o segmento automotivo, passou a oferecer o três volumes também com motor 1.0 flex – até então, só tinha versões 1.6. E recheado com itens de conforto considerados básicos, sem futilidades estéticas. Uma equação que aparece claramente na configuração 1.0 S, que responde por 14% das vendas do modelo atualmente. Ou seja, é a terceira mais requisitada pelos compradores. Perde apenas para as duas de topo, Unique e SL.

O motor 1.0 em questão é o moderno propulsor bicombustível de três cilindros, 12 válvulas e sistema de partida a frio sem o ultrapassado tanquinho. Ele é fabricado pela Nissan no Brasil e foi adotado tanto no Versa quanto no hatch March no mês de março. Com cabeçote e bloco em alumínio, ele usa uma corrente interna no lugar da famigerada correia dentada, o que reduz consideravelmente a necessidade de manutenção. O motor atinge 77cv e 10kgfm de torque tanto com gasolina quanto com etanol no tanque e está sempre associado à transmissão manual de cinco marchas.

A configuração 1.0 S está posicionada acima da versão de entrada 1.0 e logo abaixo da mais barata com motor 1.6, a SV. Seus itens de série englobam ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica, retrovisores elétricos, travas e vidros dianteiros elétricos e alarme. Além disso, recebe rodas de liga leve de 15 polegadas, rádio com CD/MP3/USB/Bluetooth e volante multifuncional. O preço é R$ 45.490, exatamente R$ 2 mil a menos que a versão 1.6 SV, que traz os mesmos equipamentos, com exceção das rodas, que são de aço na versão mais barata com propulsor 1.6.

Desde que a versão reestilizada e produzida no Brasil chegou ao mercado, o Versa apresenta um crescimento constante em suas vendas, apesar do cenário de queda no mercado automotivo. No primeiro mês cheio, abril último, conseguiu 1.313 emplacamentos. Número que vem subindo a cada mês – conquistou 1.972 exemplares comercializados apenas em julho. Pode até parecer pouco para a ambiciosa meta de 5% de participação da Nissan, mas, certamente, a posiciona de maneira consistente em uma das categorias mais concorridas do país: a dos sedãs compactos.

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