Espírito esportivo


Por MÁRCIO MAIO - AUTO PRESS

12/05/2016 às 07h00

Primeiro modelo a receber adereços alaranjados da versão foi o March, com edição especial de mil unidades e preço de R$ 53.990 (Fotos Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias/10/05/16)

Primeiro modelo a receber adereços alaranjados da versão foi o March, com edição especial de mil unidades e preço de R$ 53.990 (Fotos Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias/10/05/16)

PUBLICIDADE

A Nissan sempre acreditou no potencial de seus modelos para crescer no Brasil. Para ampliar sua visibilidade, quis valorizar sua imagem ao se tornar patrocinadora oficial das Olímpiadas e Paraolimpíadas deste ano, que serão realizadas em agosto e setembro, no Rio de Janeiro. Nada mais justo que a marca nipônica decidisse se valer desse investimento para apostar em uma série especial, alusiva à competição esportiva. O primeiro modelo que recebeu os adereços estéticos alaranjados da versão Rio 2016 foi o hatch March, com edição especial de mil unidades e preço de R$ 53.990.

A base é a configuração de topo SL, já equipada com o pacote Multi, que traz de série o novo sistema multimídia Nissan Multi-App. As alterações estéticas são assinadas pelo Nissan Design America Rio (NDA-R), estúdio-satélite de design da fabricante no Rio de Janeiro. E quase sempre acompanhadas pelo tom alaranjado, presente em itens como spoiler frontal e traseiro, saias laterais, na numeração da série na grade dianteira e nos retrovisores. O laranja entra ainda na parte de dentro, nas costuras dos bancos e dos tapetes em veludo. A escolha do tom é simples: está diretamente relacionado às cores do logotipo oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que dá as caras no modelo na tampa do porta-malas e nos para-lamas dianteiros, em uma espécie de medalha.

O Nissan March Rio 2016 só aceita três tipos de cores para a carroceria: branca, prata e preta. Nas duas primeiras, o compacto ganha ainda o teto em tom preto. As rodas de liga leve também são exclusivas, com acabamento escurecido e 16 polegadas. A lista de itens de série é “gorda” e contempla comodidades como câmera de ré e ar-condicionado automático e digital. Além disso, um dos principais trunfos da edição é a central multimídia Nissan Multi-App, que tem até conexão com internet wireless.

O display colorido tem 6,2 polegadas e é sensível ao toque. Ela une leitor de CD e DVD e conexão Bluetooth ao sistema Android, com alguns aplicativos pré-instalados. Com uma conexão móvel – utilizando um smartphone como roteador, por exemplo – ou sinal wi-fi, é possível executar aplicativos como o sistema de navegação Waze, o servidor de vídeos YouTube, o comunicador Skype ou os streamings de áudio Spotify e Deezer. Tudo pela tela, sem mexer no telefone celular. Outro diferencial é a possibilidade de baixar mais aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia para o equipamento, que conta com espaço de 2 Gb.

Os R$ 53.990 que a Nissan cobra não são pouco. Mas, em comparação com a concorrência direta e com motorização semelhante, ele só perde mesmo para o Renault Sandero Dynamique1.6, que custa cerca de 4% menos. O modelo da marca francesa é mais espaçoso, no entanto é menos potente, não tem uma central multimídia como a do March e nem o ar de exclusividade que a configuração Rio 2016 entrega.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.