Hyundai, Fiat e Jeep lançam modelos 2021
HB20, Fiat Toro e Compass têm novidades na nova linha
Várias marcas estão lançando parte da linha 2021 de seus veículos. Entre os exemplos mais recentes estão Hyundai e Fiat, no Brasil, e Jeep, na Europa. Da Hyundai, o HB20 com motor 1.0 aspirado chega à linha 2021 com algumas novidades na lista de itens opcionais. A versão Sense, de entrada do hatch, parte de R$ 47.990. Por R$ 1 mil a mais, o carro vem com air bags laterais e controles eletrônicos de estabilidade e tração.
A intermediária, Evolution 1.0, que já vem com os sistemas eletrônicos de série, pode ganhar air bags laterais e câmera na traseira. O pacote também custa R$ 1 mil. O modelo tem tabela (sem esses opcionais) a partir de R$ 54.990, no caso do hatch, e de R$ 59.990 para a configuração sedã.
Por fora, o HB20 1.0 passa a ter grade e moldura pretas na linha Apenas os carros pintados de branco poderão ter essas peças da cor da carroceria. Além dos novos opcionais, as versões Evolution ganharam acionamento automático dos faróis de série. No caso do hatch, o destaque é a central multimídia como item de fábrica.
O aventureiro HB20X, bem como os demais HB20 com motor 1.0 turbo e câmbio automático, ainda são ano/modelo 2020/2020. A linha 2020/21 será revelada nas próximas semanas.
Fiat Toro
A linha 2021 da Fiat Toro também traz novidades. A picape ganhou mais itens de série em todas as versões. Além disso, o 2.4 flexível de 186cv saiu de cena. O 1.8 flexível de até 139cv e o 2.0 turbodiesel de 170cv foram mantidos. No caso do motor flexível, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis. Para o turbodiesel há o automático de nove velocidades. A versão mais simples é a Endurance com motor 1.8 flexível e câmbio manual. O preço sugerido parte de R$ 99 mil.
Entre as novidades da linha 2021, a central multimídia ficou mais moderna e agora dispensa cabos para utilização dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A tela de sete polegadas é sensível ao toque.
O sistema tem HD interno com 16 GB. Segundo informações da marca, além de amplo espaço para armazenamento de dados, o sistema oferece maior rapidez nas respostas.
As versões de topo, Ranch e Ultra, ganharam air bags laterais, do tipo cortina e para os joelhos do motorista na linha 2021. Até então esses itens eram opcionais.
O sistema de iluminação da caçamba foi reposicionado e agora pode ser utilizado com a capota marítima fechada. A mudança é bem-vinda especialmente na versão Ultra, que traz cobertura rígida no compartimento de carga. Para a Volcano o destaque são os bancos de couro de série.
Jeep Compass
Da Jeep, a novidade vem da Europa. A marca revelou imagens e alguns detalhes do Compass 2021, que ganhou as primeiras mudanças importantes desde que chegou, em 2016.
Essas atualizações serão implementadas também no SUV médio produzido em Goiana (PE). As novidades deverão chegar ao País entre o fim deste ano e o início de 2021.
A principal alteração é a chegada do motor 1.3 Firefly turbo. No Compass europeu, há duas configurações de potência: 130 e 150cv – o torque máximo é sempre de 27,5 mkgf. No Brasil, o modelo atual é oferecido com um 2.0 flexível aspirado. Esse motor gera até 166cv e 20,5 mkgf.
No SUV europeu, para a variante de 130cv o câmbio é manual de seis marchas. Para a de 150cv há o automatizado de sete velocidades. Há ainda opção com motor 1.6 turbodiesel de 120cv e 32,6 mkgf e câmbio manual. Para todas, a tração é sempre no eixo dianteiro.
Para quem quiser tração 4×4 haverá a opção híbrida plug-in, mostrada na CES 2020, feira de tecnologia em Las Vegas, nos Estados Unidos. O Compass 4×4 combina motor 1.3 turbo a gasolina e elétrico, que move o eixo traseiro. Há duas opções de potência: 190cv e 240cv.
O Compass 2021 também teve o sistema elétrico da direção atualizado para facilitar as manobras. Além disso, os amortecedores ganharam novo conjunto de válvulas que, segundo informações da Jeep, reduzem a rolagem da carroceria em curvas sem prejudicar o conforto.
De série, o Compass 2021 traz itens como alertas de risco de colisão dianteira e saída involuntária da faixa de rolamento. Há ainda controles eletrônicos de estabilidade e tração e seis air bags. Na lista de opcionais há alerta de ponto cego e detecção de tráfego cruzado na traseira, câmera e assistente de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares.