Radar


Por Tribuna

10/12/2015 às 07h00

ESPORTIVIDADE NEGRA

A série especial Blackmotion chegou ao Fiat Linea. Baseada na versão de entrada Essence, ela adiciona uma personalidade mais esportiva ao sedã compacto, com pacote de itens estéticos e alguns equipamentos. No exterior, a carroceria é sempre preta ou branca, com frisos e maçanetas na cor do modelo. O para-lamas ganha emblema da configuração e rodas de liga esportivas de 17 polegadas com acabamento cinza escuro. Os bancos são revestidos parcialmente em couro e há central multimídia de 5 polegadas com GPS e câmera de ré. O preço é R$ 70 mil.

PUBLICIDADE

ALTO LUXO

A Lexus já vende no Brasil a linha 2016 do ES350. O sedã médio-grande da fabricante de luxo da Toyota – que mira nos rivais BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e Audi A6 _ passou por uma reestilização e custa R$ 253.300. O visual está mais agressivo, com novos para-choques e molduras cromadas. Atrás, chamam atenção os escapamentos duplos cromados. Agora, o ar-condicionado é de três zonas e há revestimento interno de couro nas cores preta ou marrom e novo volante. São dez airbags, sistema adaptativo de faróis de xenônio, sensor de chuva, acendimento automático de faróis e controle eletrônico de tração e estabilidade, além de central multimídia com DVD, GPS, TV digital, câmera de ré, Bluetooth e tela de oito polegadas na lista de itens de série. O motor é o mesmo V6 3.5 litros de 277cv e torque de 35,3kgfm, com transmissão automática de seis velocidades.

TUDO À MOSTRA

A Volvo liberou as primeiras imagens da nova geração do S90. O sedã topo de linha da marca sueca será apresentado em março do ano que vem e tem sistema de apoio à condução semi-autônoma, que permite manter o automóvel alinhado às marcações da estrada. Além disso, ele freia automaticamente ao detectar a presença de animais de grande porte à frente. A plataforma é a mesma do XC90 e os motores poderão ser um 2.0 a gasolina ou diesel e um conjunto híbrido plug-in que combina motor a gasolina 2.0 turbo na frente e outro elétrico traseiro. Juntos, eles renderão 407cv.

CUSTOMIZAÇÃO FASHION

A Ducati se juntou com a marca de moda Italia Independent para criar uma customização especial para sua Scrambler. A moto comemora os três anos de colaboração entre as duas empresas e se baseia na clássica Scrambler, mostrada no Salão de Duas Rodas, em São Paulo, em outubro, mas com guidom mais baixo. O tom preto aparece em quase todas as peças – incluindo o escapamento, da Termignoni. Já os cabeçotes têm acabamento em alumínio escovado. O motor é o mesmo dois cilindros em L de 803 cilindradas e 75cv e 6,9kgfm de torque de todas as variantes da linha.

O conteúdo continua após o anúncio

SUSTENTABILIDADE AO AR LIVRE

A BMW já se prepara para produzir a versão conversível do cupê esportivo híbrido i8. Mostrado como protótipo em 2012, o BMW i8 Concept Spyder terá o mesmo trem de força do i8, formado por um 1.5 turbo de três cilindros e um motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio. Juntos, eles entregam potência combinada de 362cv. Por enquanto, ainda não foi divulgado que material será utilizado na capota da versão sem teto do carro. No Brasil, o i8 é comercializado por R$ 799.950.

SEM-TETO

Previsto para ser vendido em março na Europa, o Citroën E-Mehari teve suas primeiras imagens oficiais divulgadas. O modelo é uma releitura do Mehari, produzido entre 1968 e 1988. Agora, ele é elétrico, mede 3,81 metros de comprimento e pode transportar até quatro pessoas. A autonomia é de 200km e a velocidade chega aos 110km/h. As baterias ficam plenamente carregadas em oito horas em tomadas especiais e 13 horas nas domésticas. O teto também é removível, mas eletricamente. Os preços ainda não foram mencionados.

NOVATO FURIOSO

A McLaren finalmente entregou as primeiras informações sobre o 675LT Spider. O conversível se diferencia da configuração cupê pelas entradas de ar maiores na dianteira, novas saias laterais e um defletor de ar traseiro 50% maior. Atrás, há escape duplo de titânio e, na lateral, se destacam as rodas de liga leve forjadas, com 19 polegadas na frente e 20 na traseira. O teto pode ser aberto em velocidades até 30 km/h e a marca tirou o ar-condicionado da lista de itens de série para “economizar” 16kg em seu peso – mas pode ser instalado a pedido do comprador, sem custo. O motor é um 3.8 V8 biturbo de 675cv e 71,4kgfm de torque. Seu zero a 100km/h é feito em 2,9 segundos e o zero a 200km/h, em 8,1 segundos. A máxima é de 326km/h. A produção será limitada a 500 unidades.

CRISE GRAVE

O número de emplacamentos entre os modelos importados no Brasil caiu 46% em novembro em comparação com o mesmo mês de 2014 e, no acumulado de 2015, a retração já chega a quase 35%. A informação é da Abeifa, associação que reúne os importadores de veículos no Brasil. Para a entidade, a baixa confiança do consumidor, que tem optado por postergar as compras, e a atual desvalorização do real são os principais fatores para enfraquecer os números de vendas dos veículos importados.

SEPARAR PARA CRESCER

A Ferrari vai se separar do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles – no primeiro semestre do ano que vem. A medida foi aprovada internamente na semana passada e englobará todas as ações da companhia, que serão transferidas para uma nova empresa criada especificamente para esse fim, a holandesa FE Interim B.V. Desta forma, acredita-se que a Ferrari se sairá melhor com estratégias individuais e terá mais independência operacional e financeira. Vale lembrar que o grupo FCA tem sede principal em Londres e sede fiscal em Amsterdã, na Holanda.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.