Aparência com substância


Por Tribuna

10/11/2016 às 07h00- Atualizada 10/11/2016 às 09h02

Destaque do novo Classe E Estate é a tecnologia intelligente drive, que contribui ativamente para o motorista na condução mais segura (Foto: Divulgação)
Destaque do novo Classe E Estate é a tecnologia intelligente drive, que contribui ativamente para o motorista na condução mais segura (Foto: Divulgação)

Com a ascensão global dos utilitários esportivos, os station wagons praticamente sumiram do mercado. Uma das poucas marcas que ainda acredita no segmento é a Mercedes-Benz, que após 50 anos do lançamento de sua primeira “perua”, anunciou a nova Classe E Estate, baseada na décima geração do modelo de mesmo nome. Apesar da previsível semelhança com os outros modelos, por conta da identidade visual da marca, nota-se que é um Classe E de longe.

Se anteriormente esses carros sacrificavam o design para otimizar o espaço interno, isso não acontece mais. O novo station wagon da Mercedes perdeu 130 litros de espaço no porta-malas em benefício de um visual mais elegante e esportivo da traseira. Ainda assim, estão disponíveis 640 litros de espaço para bagagem com assentos traseiros levantados, que se transformam em 1820 litros quando eles são rebatidos.

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Uma análise estética mais apurada deixa claro que a perda de espaço foi ínfima em comparação com o salto em termos de beleza. O modelo é semelhante ao sedã, começando pelos motores até nos acabamentos e painel. As duas telas enormes unidas por uma única em vidro fazem o papel de mostrador e central multimídia, possibilitando diversos tipos de personalização.

No entanto, o destaque do novo Classe E Estate é o aspecto tecnológico. Ele utiliza o Intelligent Drive, um sistema mais avançado e importado da linha superior Classe S, que contribui ativamente para o motorista na condução. Não só monitorando continuamente a velocidade e a distância do veículo da frente, mas também girando o volante sem a interferência do motorista, utilizando para isso todos os sensores de que ele tem. Mas não se trata de um sistema autônomo de condução e sim um assistente. As mãos devem estar sempre no volante. Assim, o novo Classe E Estate segue fielmente a estrada sem a intervenção do motorista, com uma precisão que impressiona.

Espaço sofisticado

Toscana/Itália – A nova versão station wagon do Classe E ficou mais ousada, moderna e bonita em comparação com os modelos anteriores. Em particular, o desenho da traseira passa mais esportividade e elegância e mostra que é possível fazer um modelo espaçoso e bonito. A redução de 130 litros no porta-malas não faz falta, levando em consideração a beleza e funcionalidade do conjunto.

Nova versão do Station Wagon Mercedes Classe E é testada
Nova versão do Station Wagon Mercedes Classe E é testada

A maior evolução é, sem dúvida, no aspecto tecnológico. O aparato chega a ser assustador. Caso, por exemplo, do novo do Intelligent Drive, sistema eletrônico que segue fielmente a estrada sem a intervenção do motorista, com uma precisão incrível. Na verdade, depois de um tempo, a experiência de direção fica mais relaxada e permite que o motorista até se concentre em outras coisas. Sempre com a consciência de que tudo está sob controle.

Mas mesmo com toda tecnologia e ergonomia, o novo Classe E Estate também tem lá os seus “pecados”. A alavanca de controle de velocidade fica atrás do volante, obrigando o motorista a memorizar suas funções caso deseje utilizar o dispositivo sem perder a atenção no caminho. Falta também um sistema de abertura do porta-malas sem mãos, solução prática e disponível em carros infinitamente mais simples que o modelo alemão.

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