MAIS RECHEIO
A Ford mexeu no hatch Ka e no sedã Ka+. Os modelos já vinham equipados com ar-condicionado, direção, travas e vidros dianteiros elétricos, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, mas agora passam a contar com mais itens de série. Todas as versões ganham sistema Isofix para cadeiras infantis e MyFord Dock, um compartimento para GPS ou smartphones no painel do veículo com entrada USB. O sistema de som recebeu melhorias e adiciona comando de voz via Bluetooth. Outra novidade é a inclusão de retrovisores elétricos na versão SEL e faróis de neblina em todas as configurações do sedã Ka+.
CARA À MOSTRA
A Renault revelou as primeiras fotos do novo Mégane. O hatch médio aparece em sua versão GT, preparada pela divisão esportiva Renault Sport. O modelo segue os traços dos últimos lançamentos da marca, com a frente imponente e bem semelhante ao sedã médio-grande Talisman. Nas laterais, aparecem fortes vincos junto com as rodas de alumínio aro 18. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e são contornadas na parte inferior por um filete de leds. Há duas saídas de escape cromadas no difusor traseiro, que tem tom prateado.
POLITICAMENTE CORRETO
A segunda geração do Nissan Leaf deve ser lançada em 2017, mas um conceito deve antecipar suas formas no próximo Salão de Tóquio, no Japão, em outubro. De acordo com a marca nipônica, o modelo passará por mudanças intensas não só no visual, mas também na parte mecânica. A começar pela substituição da bateria por outra capaz de mais que dobrar a autonomia para quase 400km.
PEQUENO E OUSADO
A Mini passa a vender no Brasil o novo John Cooper Works por R$ 153.950. Seu motor, 10% mais potente e com 23% a mais de torque, é um 2.0 litros de 231cv e 32,6kgfm de torque. Suficiente para cumprir o zero a 100km/h em apenas 6,1 segundos. Junto com o propulsor, trabalha uma transmissão automática de seis velocidades. Além das mudanças visuais, o modelo conta com kit aerodinâmico exclusivo, com saias laterais e spoiler traseiro.
MAIS BARATO
Antes disponível em versão única e com transmissão automática, a Kia volta a vender o Picanto com câmbio manual de cinco velocidades. Com a mudança, o hatch compacto passa a custar iniciais R$ 39.990. Em relação à versão automática, que custa R$ 46.900, o Picanto perde os faróis de neblina e retrovisores e vidros traseiros elétricos. Sob o capô, a motorização continua a mesma utilizada no Hyundai HB20 de entrada – um motor 1.0 litro flex de três cilindros e que chega a render até 80cv de potência.
NOVO COMANDO
O posto de chefe de design da Volkswagen acaba de ter um novo dono: Walter de Silva. O italiano, que já trabalhava na organização desde 1999, substitui Giorgetto Giugiaro. Walter atuava como colaborador direto de Giugiaro e se destacou por ser um dos responsáveis diretos de projetos como os Audi A5 e Q7, além dos Volkswagen Up!, Golf e New Beetle.
NA PRÁTICA
BMW Motorrad, Ducati, Kawasaki, Honda, KTM, Yamaha e Triumph vão promover teste-rides de seus modelos aos visitantes do Salão Duas Rodas, que acontece em São Paulo, entre 7 e 12 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A previsão é de que aconteçam mais de 500 testes por dia. Os interessados deverão apresentar habilitação na categoria A e passar por um teste de bafômetro.
CROSSOVER DESPOJADO
Há poucos dias do Salão de Frankfurt, a Citroën apresentou seu novo conceito Cactus M. O modelo toma como base o C4 Cactus, mas é conversível, com teto inflável – que pode ser removido para ser usado como barraca de camping e serve de apoio para pranchas de surfe. As portas são de plástico e os assentos, revestidos em neoprene – material resistente a água. O piso possui furos no assoalho para escoar melhor a água e, de acordo com a marca francesa, o carro conta com diferencial inteligente, o Grip Control – presente por aqui no SUV compacto Peugeot 2008 -, que ajusta a tração de acordo com o terreno.
NA TRILHA DO CINEMA
Os carros da Aston Martin estão diretamente atrelados à franquia “007”. E a fabricante de esportivos luxuosos resolveu comemorar os 50 anos da parceria através de uma edição limitada para o DB9 GT. Batizado de Bond Edition, o modelo é limitado a 150 unidades, todas numeradas e com visual diferenciado. A pintura é exclusiva na cor prata e as rodas são aro 20 com desenho de dez raios. No interior aparece uma tela multimídia “touch” e placas na soleira específicas da versão. O motor segue o mesmo V12 de 6.0 litros com 546cv e 63,3kgfm de torque. Cada unidade do DB9 GT Bond Edition custará 165 mil libras, algo em torno de R$ 970 mil.