Moda praia
Ao lançar uma série especial, toda marca visa aumentar a visibilidade e, por consequência, as vendas do modelo em questão. No Renault Sandero Rip Curl, a história não é diferente. Para despertar o espírito jovem em parte de sua clientela, a fabricante francesa relançou a versão Rip Curl, assim como fez na geração anterior do modelo. Concebido em parceria com a marca Rip Curl, uma das maiores fabricantes de produtos surfware do mundo, trata-se de versão diferenciada e limitada da Stepway, com diferenças estritamente estéticas.
Por fora, o hatch ganhou retrovisores, rodas e rack de teto na cor cinza grafite e adesivos em alusão à marca de moda surfe com o nome Rip Curl nas portas e nas soleiras. No interior, o Sandero recebeu revestimento diferenciado com inspiração no tecido neoprene, utilizado em roupas de surfe, com detalhes vermelhos e logo da marca nos encostos. A cor aparece ainda nas saídas de ar e no velocímetro. Os únicos opcionais diferentes entre a edição limitada e a versão tradicional do Stepway são a barra de teto transversal e o conjunto de rodas de liga leve. De série, o modelo traz ar condicionado automático, controle de cruzeiro, sensor de ré, direção hidráulica e trio elétrico. A central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e GPS também vêm de fábrica.
No conjunto mecânico, não há alterações. O modelo vem equipado com o tradicional motor 1.6 8 V de 106 cv a 5.250 rpm e 15,5 kgfm a 2.850 giros. O câmbio pode ser manual ou o automatizado, ambos de cinco marchas. Para a carroceria, a Renault selecionou apenas as cores Branco, Preto, Prata e Vermelho.
Com 30% de representatividade nas vendas, a versão Stepway, na qual o Sandero Rip Curl se baseia, comercializou 11.631 unidades no acumulado do ano. Com preço sugerido de R$ 58.220 na versão com câmbio manual e R$ 61.570 na versão com câmbio automatizado de 5 marchas, a variante com foco no público surfista custa apenas R$ 850 a mais do que a versão em que se baseia e tem produção limitada a 4.600 unidades.