Proposta multiuso


Por MÁRCIO MAIO - AUTO PRESS

09/06/2016 às 07h00- Atualizada 09/06/2016 às 08h47

Preço parte de R$ 39.300, com pintura sólida e chega a    R$ 43.800 na Way On, fora o tom metalizado, que adiciona   R$ 1.250  (Fotos: Márcio Maio/Carta Z Notícias e Divulgação/Fiat/ 07/06/2016)

Preço parte de R$ 39.300, com pintura sólida e chega a R$ 43.800 na Way On, fora o tom metalizado, que adiciona R$ 1.250 (Fotos: Márcio Maio/Carta Z Notícias e Divulgação/Fiat/ 07/06/2016)

PUBLICIDADE

A Fiat evita falar sobre as expectativas em relação ao posicionamento do Mobi no mercado automotivo. Mas é notório que as 2.407 unidades emplacadas em maio, o primeiro mês de vendas fechadas do modelo, não condizem com o que se esperava. Agora, no entanto, a marca italiana acredita ter um trunfo capaz de aumentar bastante essa aceitação do subcompacto no mercado: a linha aventureira Way, que engloba as variantes Way e Way On. Com a suspensão aprimorada – com direito até a barra estabilizadora na dianteira e amortecedores de maior curso, além dos 15mm a mais de altura em relação ao solo – e sem a quantidade imensa de opcionais dos outros modelos de volume da fabricante, a intenção é que essas duas configurações respondam por, pelo menos, 35% das vendas a partir de agora.

As alterações estéticas deixam o subcompacto – são apenas 3,57 metros de comprimento, 1,63m de largura, 1,55m de altura e 2,30m de distância entre-eixos – com um visual mais robusto. Entram barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos, molduras nas caixas das rodas e, no caso da versão Way On, rodas de liga leve de 14 polegadas. No interior, as mudanças vão além. O Mobi Way já traz tecidos exclusivos nos bancos, mas a versão com a assinatura On ganha duas cores nos revestimentos e acabamento em preto brilhante no painel. A identificação Way aparece na tampa traseira, em adesivo.

A lista de itens de série é condizente com o segmento de hatches de entrada de hoje. Há ar-condicionado, direção hidráulica, além de vidros dianteiros e travas elétricas. Volante e banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo também fazem parte do pacote. O rádio com Bluetooth e volante multifuncional, opcional no Mobi Way, é de série no Way On. Esta variante, aliás, é a mais completa de todas e não tem qualquer opcional disponível. Em termos de segurança, porém, nada além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS. Mesmo assim, a marca garante que conseguirá ao menos três estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP – já considerando os novos critérios adotados pela organização, ainda mais exigentes.

O preço, infelizmente, não segue a mesma lógica compacta das dimensões do Mobi. A versão Way começa em R$ 39.300, com pintura sólida, mas chega a R$ 41.400 com o sistema de som e alarme. Já a Way On tem valor fixado em R$ 43.800. A escolha por um tom metalizado adiciona R$ 1.250 à conta, em qualquer uma das situações. Na comparação com o principal concorrente, o Volkswagen Up Cross, a conta até é vantajosa, já que o carro da marca alemã parte de R$ 47.690. Mas a diferença no espaço interno, além das cinco estrelas conquistadas no próprio Latin NCAP, podem chamar mais atenção para alguns consumidores do que a diferença inferior a 10% entre o Mobi Way e o Up Cross.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.