Mercedes-Benz Classe S Cabrio traz charme e agilidade


Por Sabrina Poli - do Infomotori.com/Itália (exclusivo no Brasil para Auto Press)

07/05/2016 às 07h00

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Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz tem consciência do enorme potencial de sua nova linha Classe S Cabriolet. E, não à toa, escolheu a região da Riviera Francesa para mostrar os dotes de seus conversíveis mais sofisticados. Isso porque não se trata exatamente de carros feitos para se levar a uma pista e buscar o menor tempo possível. Mesmo quando ostenta a assinatura AMG. A proposta principal é garantir agilidade em estradas comuns, mas com uma boa dose de charme e, principalmente, arrancando suspiros. Dentro e fora do modelo.

Para isso, chama atenção a eletrônica embarcada no carro – exatamente como se espera de um legítimo Classe S. O conforto e a segurança são levados ao extremo. Há diversos sistemas de apoio e assistência à condução. Desde os típicos controles eletrônicos de tração e estabilidade ou sistema de frenagem de emergência até o moderno Distronic Plus, controle de cruzeiro adaptativo da fabricante alemã. O sistema ajuda a manter uma distância segura para o carro da frente. E ainda adiciona um dispositivo que chega até a esterçar as rodas em situações de trânsito pesado para manter o carro em sua faixa de rolagem.

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O Classe S Cabrio tem uma estrutura muito rígida e conta com algumas soluções inovadoras adotadas nos modelos recentes da Mercedes-Benz, como a utilização do alumínio e do magnésio na carroceria. A traseira, por exemplo, é uma estrutura completa de alumínio. Com esses materiais, é possível manter no conversível o peso semelhante ao de um modelo de mesmas proporções em carroceria cupê.

O sistema de proteção anticapotamento foi aprimorado. Atrás dos encostos de cabeça, há barras de proteção que utilizam um mecanismo a gás que se armam, quando necessário, em poucos milissegundos. A capota pode ser aberta sem problemas até uma velocidade de 60km/h. Um processo que é realizado em aproximadamente 20 segundos. A operação pode, inclusive, ser realizada de fora do carro. Isso a partir da chave, em procedimento semelhante ao de travar as portas ou fechar os vidros.

A versão mais civilizada e conversível do Classe S é equipada com um motor V8 biturbo de 4.6 litros, com potência máxima de 455cv, atingidos entre 5.250 e 5.500 rpm. O torque de 71,8kgfm, no entanto, já se encontra disponível aos 1.800 giros. A velocidade máxima é limitada a 250km/h, enquanto o zero a 100km/h é cumprido em apenas 4,6 segundos. Já no S63 AMG, sob o capô fica um V8 twinturbo de 5.5 litros e 91,77kgfm de torque, distribuídos nas quatro rodas, que sai do zero e chega aos 100km/h em 3,9 segundos.

O Mercedes-Benz Classe S500 Cabrio tem preço etiquetado de 150 mil euros, o equivalente a R$ 615 mil. Já o S63 AMG começa em 206 mil euros, próximo aos R$ 847 mil. Isto não é, no entanto, o valor mais alto da linha. Há também o S65 AMG, que graças ao seu motor V12, entrega até 630cv de potência. O “míssil” alemão custa a partir de 270 mil euros, algo em torno de R$ 1,1 milhão.

(Colaboração de Fabio Perrottas Jr./Auto Press)

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