JF tem pelo menos 16 carros híbridos em circulação
Imagine um carrão imponente, com quase 100 cavalos de potência, tecnologia de ponta, câmbio automático, direção elétrica e uma média de consumo que, na cidade, pode chegar a 23 quilômetros por litro. Surpreendente? Pois há 16 destes emplacados em Juiz de Fora, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Trata-se dos carros híbridos, desenvolvidos com dois motores que funcionam simultaneamente, um elétrico e outro a combustão de gasolina.
O Denatran não informa quais os modelos de carros híbridos foram emplacados no município, mas há relatos de pelo menos dois em circulação, o Fusion Hybrid, da Ford, e o Prius, da Toyota. Este último, aliás, compõe a frota de táxis de Juiz de Fora com cinco veículos. A tecnologia era uma exigência do edital de licitação do setor, concluído ano passado. Ao todo, há 375 carros híbridos em Minas Gerais, que funcionam através da recarga da bateria elétrica de forma interna e movidos com gasolina. Em todo o país, são 4.838 unidades.
Como funciona
O Prius, da japonesa Toyota, escolhido pelos taxistas da cidade e considerado o mais popular entre os híbridos disponíveis no Brasil, é acoplado ao sistema Hybrid Synergy Drive (HSD), desenvolvido pela fabricante. A bateria que gera energia ao motor elétrico é carregada através do próprio movimento do carro, como o acionamento dos freios. Isso é possível porque a energia cinética é convertida em elétrica.
Outra forma de conseguir a carga é quando o carro circula sem precisar acelerar, como numa descida íngreme. Para quem dirige, nada muda, pois o acionamento de ambos os motores é feita de forma automática. Curioso é que, em baixa velocidade, como em uma manobra para estacionar, ou parado no semáforo, o carro, mesmo ligado, não emite qualquer ruído, pois o motor a combustão é desligado e todo o funcionamento é feito pelo elétrico.
Aliás, em dias de calor intenso, o ar-condicionado pode ser ligado sem ficar com pena de gastar gasolina, pois o aparelho é movido pelo motor elétrico. Nada mal, principalmente se considerar que o combustível tem ultrapassado o valor de R$ 4 o litro em vários postos de Juiz de Fora.
Opinião do dono
Quem dirige, não quer saber de outro carro. “Como taxista, a economia de combustível chega de 30% a 40% se comparado a um carro convencional. Agora, se a comparação for com um modelo mais pesado, de câmbio automático, o Prius gasta menos que a metade”, disse o taxista Guilherme Mello, proprietário de um modelo 2015/2016, importado do Japão. “Recomendo muito este carro, porque ele é confortável e tem todos os dispositivos de segurança e conforto. Agora, se o interessado pelo carro buscar retorno financeiro, isso só será possível se rodar muito, como nós, taxistas, para fazer valer a economia com a gasolina”, disse, acrescentando que, na estrada, o seu carro já chegou a fazer entre 18 e 20 quilômetros com um único litro de gasolina. Alguns modelos mais novos, porém, prometem passar dos 23 quilômetros por litro, e na cidade!
A manutenção não é a mais barata de todas, conforme Guilherme, mas também não chega a fazer saltar os olhos. Segundo ele, o carro é seguro e estável, portanto vê oficinas somente para revisões periódicas. O custo, segundo ele, pode ser comparado ao de um Corolla, também da fabricante japonesa.
Preço
Guilherme pagou R$ 108.900 em seu Prius 2015, adquirido em janeiro de 2016. De acordo com a fabricante, o valor de um zero quilômetro está tabelado em R$ 126.900, mas variações são possíveis. Entre os diferenciais do carro destaca-se o bagageiro de 412 litros e a suspensão extremamente leve. Já o Focus Hybrid, também circulando na cidade, pode ser encontrado por R$ 167.700. E apesar da diferença do valor, que corresponde a um outro carrão zero, ambos vêm de fábrica com acessórios e facilidades bem interessantes, como a partida do motor sem chaves, faróis e luzes de led, central multimídia completa, bancos com aquecimento, câmera de ré e controle de estabilidade e tração.