Um ar superior
A Toyota já tinha promovido mudanças substanciais na linha 2017 do Etios em abril. Foi quando, entre outras novidades, passou a oferecer o câmbio automático para todas as configurações do hatch e do sedã. Mas faltava mostrar a nova variante mais cara de seus compactos, a Platinum. Além dos avanços presentes em todas as outras – como melhor isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas -, a topo de linha traz itens únicos que servem para melhorar não só o conforto e requinte a bordo, mas também para amenizar o visual de gosto um tanto duvidoso do modelo em ambas carrocerias. A nova versão do Etios chega em um momento de comemoração da marca japonesa. Em julho, a Toyota superou a Ford e a Hyundai e assumiu a quarta posição em vendas no país, atrás apenas de Chevrolet, Fiat e Volkswagen. Ficou com 9,6% de participação.
Externamente, o Etios Platinum ganhou novos para-choques dianteiros e traseiros, com mais vincos, assim como a grade dianteira, sempre na cor do carro. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm design exclusivo. O perfil é favorecido ainda por saias laterais inferiores. Lanternas traseiras com máscara negra e sensor de estacionamento na cor do carro são outros diferenciais da série Platinum, que também incorpora na carroceria três volumes um aerofólio traseiro.
Por dentro, os bancos mesclam couro e material sintético. O sistema multimídia traz TV digital, DVD, GPS, câmara de ré e Bluetooth. Porém, ao contrário da central oferecida na configuração XLS, que aparece logo abaixo da Platinum na gama Etios, o equipamento de entretenimento não espelha celulares. A lista de itens de série engloba ainda Isofix para fixação de cadeiras infantis, retrovisores externos com indicadores de seta, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, abertura elétrica do porta-malas para o hatch e interna para o sedã, vidros elétricos, travas elétricas com comando de abertura na chave, controle de velocidade de cruzeiro e função no computador de bordo que permite adicionar o valor pago pelo litro do combustível para cálculo e monitoramento de gastos, além dos obrigatórios airbags dianteiros e freios com ABS.
Sob o capô, a versão Platinum é equipada com motor 1.5 litro 16V flex, produzido na nova planta de motores da Toyota localizada na cidade paulista de Porto Feliz. O propulsor tem tecnologia de duplo comando de válvulas variável e rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo aparece a 4 mil giros e é de 14,7 kgfm com etanol e 14,3 kgfm com gasolina. Esses números representam um ganho de 11% no torque e 11 cv a mais que na linha 2016. O propulsor tem bloco e cabeçote de alumínio e dispensa o uso de um tanque auxiliar para partida a frio. Já a transmissão, na configuração de topo, é sempre automática de quatro velocidades.
O Etios Platinum 2017 está disponível em três cores: prata, branco perolizado e preto. Com a carroceria hatch, o modelo parte de R$ 62.490. Já o três volumes sai a R$ 65.990. A expectativa da marca japonesa é de que a versão seja responsável por cerca de 10% dos emplacamentos da linha, apesar do preço se aproximar bastante de versões de entrada de modelos maiores. O próprio sedã médio Corolla começa em R$ 68.740, com motor 1.8 de 144 cv e 18,6 kgfm de torque, mas câmbio manual. A Toyota espera conquistar com a versão Platinum da linha Etios consumidores que queiram itens de série de categorias superiores, mas sem a necessidade de levar para a garagem um automóvel maior. E, para conseguir isso, a marca também aposta na sua credibilidade no mercado brasileiro.