CARA NOVA
A DS se antecipou e mostrou a reestilização de seu hatch médio DS4, que será apresentada no Salão de Frankfurt. O modelo ganhou nova dianteira, com faróis redesenhados e em leds. Por dentro, a principal diferença está na central multimídia com tela “touch” de 7 polegadas e sistemas Apple Car Play e Android Auto e câmera de ré. A gama de motores inclui três opções a gasolina. O de entrada é o 1.2 PureTech com 130cv e câmbio manual. Depois, há o 1.6 THP calibrado para render 165cv ou 210cv.
PEQUENO NOTÁVEL
A apresentação oficial acontecerá apenas no Salão de Frankfurt, mas a Suzuki já revelou imagens do novo Suzuki Baleno. O hatch compacto mede 4,02 metros de comprimento, 2,52m de entre-eixos e é derivado do conceito iK-2, com produção confirmada na Índia. Posicionado acima do Swift, ele será equipado com motores 1.0 e 1.2 turbinados a gasolina e outro diesel 1.3, da Fiat.
MONOCROMÁTICA
De olho na chegada de rivais como Renault Oroch e a nova picape média da Fiat, a Chevrolet tratou de lançar a S10 na tradicional versão Advantage – configuração da marca que aposta no custo/benefício. A Advantage se posiciona entre a básica LS, de R$ 81.750, e a intermediária LT, de R$ 90.890. Por R$ 86.900, ela vem com rodas de liga leve aro 16 na cor grafite, trio elétrico, ar, sistema multimídia Mylink com tela “touch” e controle de cruzeiro. Sob o capô, o motor 2.4 litros flex de 147cv, sempre acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades com tração traseira.
CARGA MUDA
O Renault Kangoo Z. E. está dando expediente na fábrica da Coca-Cola em Curitiba. A Femsa Brasil, o maior engarrafador do sistema Coca-Cola no país, está testando o modelo elétrico da marca francesa nas entregas na região central da capital paranaense. Trata-se do primeiro furgão com zero emissões homologado no mercado brasileiro. Ele é equipado com baterias de íon-lítio que permitem rodar até 170km com uma carga, que é feita entre seis e oito horas. O motor gera 60cv de potência e 23kgfm de torque, levando-o à máxima de 130km/h. O Renault Kangoo Z.E. também é utilizado pelos Correios, nas regiões centrais de Brasília e Curitiba.
O X DA QUESTÃO
A briga entre os SUVs compactos no Brasil segue acirrada. Em agosto, a liderança continuou com o Honda HR-V, que teve 5.435 unidades emplacadas. Mas o Jeep Renegade avança nas vendas. O utilitário pernambucano conseguiu 4.599 exemplares comercializados. O terceiro lugar é do Renault Duster, com 3.006 carros vendidos, coladinho com o Ford EcoSport, que emplacou 2.961 carros.
DIVÓRCIO
Depois de quatro anos de disputa, chegou ao fim a aliança entre a Volkswagen e a Suzuki. A Justiça determinou que a marca alemã tem que vender os 19,9% da participação que detinha da japonesa, que se prepara agora para recomprar esse montante. Porém, ainda não está determinado se haverá pagamento de indenização à Volkswagen. O acordo firmado em 2009 previa a cooperação da Suzuki na produção de carros menores e com maior eficiência energética. Mas negociações entre a Suzuki e a Fiat para a compra de motores a diesel “melaram” a aliança.
EDIÇÃO DATADA
A Lamborghini revelou o nome do seu próximo superesportivo, que deve ser apresentado em 2016, durante a próxima edição do Salão de Genebra, na Suíça. Batizado de Centenario, o nome homenageia os 100 anos do nascimento de Feruccio Lamborghini, fundador da marca. Ao que tudo indica, o modelo deverá ser equipado com motor V12 de 6.5 litros e 770cv, números que garantem percorrer o zero a 100km/h em 2,7 segundos – 0,2 segundos mais rápido que o Aventador, modelo em que se baseia. A edição deve ser limitada a apenas 20 unidades, com preço superior a um milhão de euros – algo em torno de R$ 4 milhões.
IRREDUTÍVEL
Sergio Marchionne não desiste. O presidente da Fiat Chrysler Automobiles declarou que seria “irracional” não insistir nas tentativas de fusão com a rival americana General Motors para criar uma companhia capaz de gerar US$ 30 bilhões por ano – o equivalente a R$ 111 bilhões. Ele garante que a Fiat não precisa da GM para sobreviver, mas sem a fusão, as duas empresas teriam apenas uma “vida medíocre”. O executivo garantiu que já existem outras parcerias em potencial, mas a GM ainda está no topo da “lista de desejos”.
AVENTURA ORIENTAL
A JAC prepara uma versão aventureira do subcompacto J2 na China. A suspensão será levemente elevada e o estepe alocado na tampa do porta-malas. Além disso, o modelo contará com rack de teto e caixas de roda mais largas, além de receber um face-lift sutil. Mas não há planos de trazer a configuração para o Brasil. Por aqui, já se espera o T3, crossover que servirá de opção para quem busca um modelo aventureiro.