Em novo território
A Jaguar apresenta em São Paulo o F-Pace, seu primeiro SUV. O novo carro busca não apenas enfrentar o BMW X4 e o Porsche Macan, seus rivais diretos, mas também disputar consumidores de outros modelos do segmento, como o Porsche Cayenne, Audi Q3 e Q5 e BMW X1 e X3, o F-Pace será oferecido em três versões – Prestige, R-Sport e S -, com opções de motores a diesel e gasolina. Com pré-venda marcada para iniciar em junho e as primeiras unidades entregues em setembro, os preços variam de R$ 309.300 a R$ 405.900.
Além das três versões, há ainda uma série especial de lançamento, a First Edition. Baseada na versão S, mas com cor exclusiva azul Caesium Blue, bancos esportivos e vários detalhes de acabamento exclusivos. Serão apenas 19 unidades, vendidas a R$ 416.400. Todas as versões trazem câmbio automático de oito marchas com paddle shifts para trocas manuais, tração integral, sistema de vetorização de torque, farois com assinatura em leds, start-stop, sistema multimídia com tela sensível ao toque, bancos em couro, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado dual zone e 8 airbags.
Esteticamente, o F-Pace herdou detalhes do esportivo F-Type. Os conjuntos óticos são bastante semelhantes, tanto na dianteira quanto na traseira. No entanto, o habitáculo é mais espaçoso – acomoda cinco pessoas sem sacrifícios – e o porta-malas carrega até 650 litros. A versão de entrada é chamada de Prestige, custa R$ 309.300 e utiliza um motor 2.0 diesel da família Ingenium, que gera 182cv e 43,8 kgfm. A R-Sport sai por R$ 360.500 com um 3.0 V6 a gasolina capaz de gerar 344cv e 45,8kgfm. A S, de R$ 405.900, é a topo de linha e utiliza o mesmo V6, mas recalibrado para render 385cv. O torque se mantém em 45,8kgfm. Segundo a Jaguar, nessa versão o SUV chega a 100km/h em 5,1 segundos.
Nas configurações mais completas, o F-Pace será oferecido com um painel TFT de 12 polegadas, onde são exibidas informações do carro. O SUV também terá o sistema multimídia InControl Touch Pro, que traz tela sensível ao toque de 10,2″, além de extras como head up display, que projeta informações do carro no pára-brisa para o condutor, e a chave de pulso Activity Key. O dispositivo é uma pulseira de borracha à prova d’água que permite ao motorista trancar o veículo e desativar a chave principal, que pode ficar guardada em segurança no porta-luvas enquanto ele vai à praia ou pratica esportes, por exemplo.
A estrutura da carroceria, leve e rígida, possui 80% de alumínio na sua composição, sendo o único chassi monochoque do segmento com arquitetura extensiva em alumínio. A redução do peso deve-se ainda à tampa do porta-malas, que mescla a utilização de materiais leves, e à utilização de magnésio em peças como a barra de reforço. A expectativa da Jaguar é que o F-Pace passe a responder por metade de todas as suas vendas no Brasil e ajude a marca a fechar o ano com o dobro de unidades comercializadas em 2015 – foram 513 carros vendidos. E ainda supere os emplacamentos do rival BMW X4, que em 2015 somou 872 vendas – 73 unidades mensais.