LÁ VEM O RIO
A Kia resolveu que vai trazer para o Brasil o compacto Rio. Embora a alta do dólar tenha prejudicado o processo, a marca coreana conseguiu contornar o problema. O modelo será produzido na fábrica de Monterrey, no México, que recebeu investimentos de US$ 1 bilhão – cerca de R$ 4 bilhões – e, através do Programa Inovar-Auto, terá tarifas mais baixas. O compacto utiliza a mesma plataforma do sedã médio Cerato, que será montado no mesmo lugar e passará a vir de lá um pouco antes. Com isso, o motor do Kia Rio será o 1.6 litro de 128cv – usado aqui no Hyundai HB20 – acoplado sempre a uma transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades.
TROCA ANUNCIADA
A nova geração do Porsche Panamera já tem data para aparecer: será no Salão de Genebra, na Suíça, em março do ano que vem. O carro deve ganhar algumas mudanças estéticas, mas continuará com as opções de propulsores turbinados de seis e oito cilindros. A novidade ficará por conta de uma inédita configuração híbrida e versão com entre-eixos alongados. Além disso, são grandes as chances do modelo ganhar opção de carroceria station wagon.
PRÉ-MILÃO
A BMW Motorrad renovou sua linha de scoteers. As configurações C650 Sport – que se chamava C600 – e C650 GT tiveram o motor de dois cilindros com 647cm³ e 60cv de potência revisados para atender às normas de emissão de poluentes Euro4. Outras mudanças ficam no novo silenciador, na transmissão CVT com escalonamento configurado para gerar respostas mais rápidas e na suspensão, que recebeu melhorias para ficar mais confortável. No campo da segurança, além dos freios ABS e controle de estabilidade, há assistente para troca de faixas. O visual foi beneficiado com luzes de leds diurnas, guidons diferenciados e painel com novos mostradores.
ASAS RECOLHIDAS
A aguardada parceria entre a Red Bull Racing e a Volkswagen para a Fórmula 1 não deve mais sair. Depois de constatada a fraude nos testes de controle de emissão de poluentes em modelos do grupo alemão, a empresa do ramo de bebidas energéticas parece ter preferido não associar sua imagem à fabricante alemã. Pelo menos por enquanto, tudo leva a crer que a equipe seguirá utilizando os motores da francesa Renault na competição.
RESPOSTA IMEDIATA
A FCA – Fiat Chrysler Automobiles – tratou logo de arregaçar as mangas e revelar o nome da sua picape compacta-média antes mesmo da Renault lançar no mercado brasileiro a nova Oroch, baseada no SUV compacto Duster. Batizado de Toro, o utilitário compartilha plataforma, componentes e conjunto mecânico com o Jeep Renegade e deve chegar ao mercado nacional já no início de 2016.
TAPA NO VISUAL
A Chevrolet revelou o face-lift da picape Silverado. O modelo, que já chegou a ser fabricado no Brasil, teve os faróis de neblina redesenhados e com novas luzes de leds. O capô está mais “parrudo”, com vincos bem marcados. Os desenhos das rodas e detalhes da grade dianteira variam de acordo com as configurações – no total são sete disponíveis. Por dentro, o sistema multimídia MyLink passa a ser compatível com Apple Car Play e Android Auto.
TERRA ESTRANGEIRA
A fabricante americana de carros elétricos Tesla Motors anunciou que está abrindo uma nova fábrica para produzir seus modelos. A marca “ecologicamente correta” instalou uma nova unidade na cidade de Tillberg, na Holanda. O intuito é facilitar e viabilizar a entrega de carros no continente europeu, que tem participação especial no seu planejamento de vender 500 mil unidades no mundo até o fim de 2020. De acordo com a marca, os Estados Unidos são responsáveis por 50% da demanda de seus produtos. Logo atrás aparece a Europa, com 30%, e a China, com 10%.
NEGÓCIO DA CHINA
Para combater os impactos negativos no mercado, o Conselho de Estado da China afirmou nesta semana que o país passa a cortar pela metade a carga de impostos sobre carros com motores 1.6 litro ou menos. Maior mercado automotivo do mundo desde 2009, a China vem sofrendo com a desaceleração da economia e a medida, que durará até o final de 2016, é uma tentativa de estimular o setor.
PADRÃO SUPERIOR
A Mercedes deve lançar em breve um SUV com altos níveis de requinte e desempenho. A fabricante alemã estuda criar um utilitário esportivo dentro da divisão de luxo Maybach com grandes chances de ser baseado no GL. O modelo seria uma resposta a outros rivais como a Bentley, que já têm seus projetos bem encaminhados para os próximos anos.