Viagens de experiências: roteiros feitos sob medida

PUBLIEDITORIAL

Destinos para cada perfil de viajante, escolhidos por quem busca algo diferenciado


Por Regina Campos

16/01/2019 às 07h00- Atualizada 16/01/2019 às 15h57

Explora Patagônia Hotel

Navegar pela Antártica em pequenos pequenos navios com cientistas a bordo. Fazer uma cavalgada de dias pelas savanas africanas. Viajar de trem pela Mongólia. Se hospedar em um ashram na Índia. Criar seu próprio vinho em Mendoza. Viagem de experiência é um conceito que vem sendo construído pela Fama Viagens ao longo de 30 anos de trabalho. São roteiros sob medida para quem busca algo diferente. “Gosto de organizar viagens que possam ‘mexer’ com as pessoas e causar alguma transformação. Gosto das experiências singulares e penso que a singularidade pode ser encontrada nas coisas aparentemente simples. Estudamos o perfil do viajante e ‘desenhamos’ o roteiro. Os clientes, depois que experimentam uma viagem com a sua identidade, não querem outra coisa”, garante a diretora da agência, Fabiana Mendes.

A exclusividade das expedições do Hotel Explora no Atacama

O destino pode até ser comum, mas a hospedagem, os restaurantes e até mesmo os passeios terão a cara do viajante. “Evito aquele tipo de roteiro impessoal que trata a todos do mesmo jeito. Fujo das áreas já conhecidas e sugiro lugares escondidos e restaurantes dos locais. Gosto de indicar pequenos hotéis ou hotéis com conceito diferente em uma vizinhança mais local”, ressalta Fabiana, que usa de seus próprios conhecimentos como viajante para montar o roteiro que case com o que o cliente busca. “Em viagens para regiões como Provence, na França, ou Toscana, na Itália, prefiro sugerir hospedagem por mais tempo em vilas, casas ou mesmo apartamentos. Isso pode acontecer até para os destinos mais óbvios, mas feito de um jeito que o viajante se sinta mais local. São experiências transformadoras.”

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Luxo da vivência

Hotéis que oferecem o luxo da vivência estão se deslocando para áreas de difícil acesso, tornando-se verdadeiros refúgios. Possuem um número reduzido de acomodações, pois partem do princípio de que luxo é exclusividade. E eles sempre surpreendem os clientes com detalhes e sutilezas inesperados.

Esse é o caso dos hotéis Aman. Estão em vários países e sempre no mesmo conceito de lugares incríveis. No Butão, por exemplo, eles têm cinco estabelecimentos entre 6 e 16 suítes. No Camboja, são 12 delas, e, em Montenegro, oferecem apenas oito maravilhosas acomodações.

Os hotéis de selva em Bostwana, Ruanda ou Zimbabwe da Wilderness Safáris também são assim. Seus lodges em Bostwana, no Delta do Okawango, ficam em concessões ambientais privadas (e não em parques nacionais), e o acesso só é possível através de pequenos aviões, que pousam em pistas de terra. Com isso, é possível a interação completa com os animais, sem interferir no ecossistema ou no meio ambiente. É assim também em Ruanda, com os gorilas gigantes e em todos os outros lodges do grupo.

O luxo despojado do Vumbura Plains Lodge na Reserva de Moremi, em Botswana

Tema define o destino

Outra grande tendência são as viagens nas quais o tema define o destino. Podem ser roteiros de aventura, gastronomia, lugares exóticos, ou, por exemplo, ir a um spa criado especialmente para meditar, descansar, cuidar da saúde ou da beleza. “São esses lugares ou meios de hospedagem que diferenciam o exclusivo do popular”, diz Fabiana. Ela explica que nos roteiros de aventura nem sempre há estrutura, mas o viajante é movido pela vontade de conhecer aquele lugar perdido no mundo. “Tive clientes que queriam ver a Reserva de Sundarbans, na fronteira da Índia com Bangladesh, que é uma área onde estão os tigres de bengala, espécie em extinção. A estrutura é precária, precisa entrar no Delta do Rio Ganges. Ficaram por cinco dias em um barco fretado só para eles, saindo de Bangladesh (o menor PIB do mundo). Era supersimples, mas eles queriam ‘o destino'”, conta a diretora da Fama Viagens.

Safáris em concessões privadas: o meio ambiente intocado

Fabiana cita ainda os pequenos iates que navegam na Amazônia Peruana, como o Aqua Expeditions, ou pelos pequenos canais no interior da França, que vão contra a corrente dos navios gigantes. “Você não é apenas o número da sua cabine, você é mais, é chamado pelo nome. Eles aprendem suas preferências e te esperam no deck com o drink que você gosta prontinho.”

Snowmobiling até a cratera do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Tendência é exclusividade

Imagine fazer a trilha Inca em Machu Picchu sem a confusão da trilha já conhecida pelos turistas. A Fama Viagens aponta um caminho exclusivo e com uma estrutura diferenciada. “Você caminha em uma trilha alternativa, sem esbarrar em ninguém. Ao final de cada dia, o viajante chega em um pequeno lodge, super charmoso e confortável, onde um chef espera os caminhantes com um jantar gourmet. Há ainda massagem ao ar livre e a natureza em volta, indescritível. Sua bagagem é levada de um lodge ao outro e você nem sabe como ela chega lá. No dia seguinte, a caminhada continua, terminando em outro lodge, e assim por diante”, explica Fabiana.

“Existem os hotéis Explora também com este conceito de expedição. Esses hotéis foram desenhados propositadamente como uma base para explorar os territórios remotos da América do Sul. Cada um deles responde à beleza e às características da sua localização única. A proposta é uma forma de viajar com base na exploração profunda do entorno, luxo do essencial e desenvolvimento sustentável. Eles têm hotéis no Vale Sagrado perto de Machu Pichu, no Atacama, na Patagônia e na Ilha de Páscoa. Já fui em todos eles (exceto o do Peru) e sempre quero voltar. No Brasil, temos representantes desse grupo como o Refúgio Ecológico Caiman no Pantanal, os lodges de selva na Amazônia, e o Parador Casa da Montanha em Cambara do Sul, base para explorar os cânions da região.”

Se puder…

  • Veja os animais em seu habitat natural em um safári em Botswana, Zimbabwe ou Ruanda
  • Vá aos festivais Paro Tsechu, no Butão; Kandy Perahera, no Sri Lanka, e Dusshera Vijayadashmi, na Índia ou Nepal
  • Trilhe as montanhas do Caucaso, na Geórgia
  • Caminhe sobre um glaciar
  • Suba de snowmobile na cratera do vulcão Eyjafjallajokull ou embarque numa caçada à aurora boreal na Islândia
  • Faça turismo rural em Portugal – nos Açores, Douro e Aldeias do Xisto
  • Aventure-se na Península de Osa, na Costa Rica
  • Viaje pelas mais espetaculares ferrovias do mundo – a Flåm Railway, na Noruega, e a Transiberiana, na Rússia
  • Faça uma tatuagem na Ilha de Páscoa com um tatuador Rapa Nui
  • Faça amizade com alguém que não fale a sua língua
  • Durma numa casa de árvore
  • Experimente aquela comida que você jurou que jamais comeria
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Vumbura Plains Lodge na Reserva de Moremi, em Botswana

Alok em Orlando

Foi confirmada para o dia 15 julho, no House of Blues, em Orlando (EUA), a apresentação do DJ Alok. Quem estiver programando suas férias para a cidade da Flórida, é bom reservar o ingresso com antecedência. Procure os consultores de viagem da CCAV-JF.

 

 

 

Tendências para o turismo 2019

  • Mais tecnologia: A inteligência artificial como forma de melhorar o atendimento e o conteúdo das empresas ou o uso de robôs são algumas mudanças que prometem mexer com as empresas e os turistas. A identificação biométrica é um exemplo de avanço que pretende reduzir custos imigratórios das empresas aéreas e facilitar a vida dos viajantes. Embora ainda existam muitos temas relativos à integração de modelos entre os países, há um grande esforço de tornar isso uma realidade na maioria dos aeroportos.
  • Turismo sustentável: Já não é mais uma preocupação somente de governos, mas também dos turistas. Os novos viajantes estão deixando de ir a destinos em que sua viagem pode impactar os moradores locais. Muitos viajantes estão de olho no comportamento dos fornecedores de serviços que apresentam grandes impactos ambientas, deixando de comprar seus serviços e optando por empresas preocupadas com o planeta.
  • Viagens personalizadas: Essa é a prioridade da indústria de viagens e turismo. As pessoas querem, cada vez mais, ter uma experiência personalizada, serem tratadas como especiais, e que suas expectativas sejam mais do que atendidas, sejam superadas e inesquecíveis. Esse desafio traz para as empresas a necessidade de antecipar os desejos dos consumidores.

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