Grupo de apoio a pessoas com autismo promove confraternização

Gappa realizará coquetel no dia 26 de dezembro, no Buffet Gutierrez Milione


Por Kathlenn Batista

18/12/2018 às 13h48

O Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo (Gappa) promove, no próximo dia 26 de dezembro, a festa de confraternização da entidade. A organização do evento está sob responsabilidade de integrantes da instituição, criada em maio de 2015 com o objetivo de ajudar familiares e profissionais a entenderem melhor o autismo e aprenderem a lidar com as dificuldades relacionadas ao dia a dia. A programação inclui coquetel, jantar, atração musical e brincadeiras para as crianças. O convite custa R$ 45, mas é gratuito para crianças, jovens e adultos com deficiência. O evento será realizado no Buffet Gutierrez Milione, localizado na Rua Major João Martins 20, Bairro Poço Rico, Zona Sudeste da cidade.

“Muitas famílias não comemoram, não vão aos encontros que normalmente há, porque o filho é apontado como o esquisito, o desobediente, que não para um minuto, que não senta à mesa. Tudo isso gera uma angústia muito grande e o isolamento. Através dessa confraternização, a gente quer fazer mais do que uma festa durante o dia, mas oferecer um jantar, um coquetel, um momento especial”, explicou a presidente do Gappa, Ariene Menezes.

PUBLICIDADE

O evento irá ocorrer menos de duas semanas após a reunião na Câmara Municipal onde, no último dia 13, ficou definida a permanência do professor bidocente para crianças com deficiência matriculadas do 1º período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Já os estudantes do 6º ao 9º ano deverão começar a ser atendidos pelo profissional de apoio. “Infelizmente, a gente não vai fechar o ano com chave de ouro. Nós lutamos muito para que fosse revogada a decisão da Prefeitura de retirar o professor bidocente das salas de aula. Mas nossa vitória foi muito especial, porque conseguimos minimizar, ao extremo, os danos, apesar de sabermos que não é suficiente. Os nossos jovens precisam muito de suporte pedagógico, e o ensino fundamental II tem uma série de questões que, na verdade, complica muito mais o entendimento deles”, salientou.

Informações sobre a festa de confraternização podem ser obtidas com Ariene 99121-9825 ou Sheila 98894-9800.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.