Candidatos a deputado estadual por JF discutem propostas para o setor de turismo
Encontro realizado pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau reuniu oito postulantes a uma cadeira na ALMG
O Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau realizou um encontro virtual no fim da tarde desta terça-feira (30) e reuniu oito candidatos a deputado estadual com domicílio eleitoral no município. A entidade tratou o evento como uma atividade suprapartidária, organizada para ouvir os pensamentos e as propostas para o setor de turismo e eventos dos postulantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por Juiz de Fora.
Participaram do encontro os deputados estaduais Betão (PT) e Noraldino Júnior (PSC), que tentam a reeleição; os vereadores Antônio Aguiar (União), Bejani Júnior (PODE) e Marlon Siqueira (PP); além do ex-deputado Estadual Isauro Calais (PSC), que busca voltar a ALMG, da advogada Débora Lovisi (PSDB) e do empresário Flávio Matos (NOVO).
Antes das falas dos candidatos, a vice-presidente do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, Thaís Lima, explicou que, entre os demais convidados para participar da atividade, três justificaram conflitos de agenda para a se ausentarem da discussão: a deputada estadual delegada Sheila (PL), a vereadora Tallia Sobral (PSOL) e o vereador Vagner de Oliveira (PSB).
Cada um dos oito candidatos presentes contou com sete minutos para apresentar suas propostas. Antes disso, porém Thaís Lima destacou a importância do Turismo para Juiz de Fora e região. “Somos responsáveis por 10% do PIB mundial e por um a cada dez empregos no mundo”, pontuou, antes de lembrar que, por fatores como a localização, a tradição cultural, a rede hoteleira, a vocação gastronômica e cervejeira e outras características, Juiz de Fora é referência regional do Turismo de eventos, atividades que contribuem para a geração de renda e arrecadação para o Município.
Candidatos
A ordem das falas dos candidatos foi definida por sorteio. O primeiro a ser manifestar foi o deputado estadual Noraldino Júnior. Entre outros pontos, o parlamentar se colocou à disposição do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau e afirmou que participou das discussões que vão resultar na edição de um decreto do Governo de Minas para a criação do Parque Estadual da Mata do Krambeck e no asfaltamento do acesso entre a cidade de Lima Duarte e o Parque Estadual do Ibitipoca.
O segundo a falar foi o vereador Bejani Júnior. O parlamentar fez críticas à condução da Prefeitura no que diz respeito às questões relacionadas ao turismo. Ele ainda lamentou a descontinuação de eventos como a Cantata de Natal e o Fest Ler. Presidente de uma comissão especial montada na Câmara Municipal para discutir a situação do Aeroporto da Serrinha, o parlamentar afirmou que tem trabalhado para o retorno dos voos comerciais na unidade aeroportuária e ainda classificou a pauta relacionado a turismo e eventos como importante para a geração de emprego e renda na cidade.
Na sequência, a palavra foi passada ao vereador Marlon Siqueira. O parlamentar defendeu a ampliação da discussão para que Juiz de Fora saiba se aproveitar de sua posição geográfica privilegiada, com acesso fácil a capitais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Marlon ainda mostrou preocupação com a situação do Parque de Exposições de Juiz de Fora, que fica na Zona Norte da cidade. A área foi excedida ao JF Prev e pode vir a ser alienada no futuro.
Mais um vereador que é candidato a deputado estadual, Antônia Aguiar foi o quarto a falar no encontro virtual. Ele destacou movimentações recentes da Câmara Municipal, que aprovou o projeto de leis como o que cria o IPTU Verde e também de uma que cria nova legislação de incentivo à cultura na cidade, o Pro JF. O parlamentar ainda disse que, se eleito, pretende defender a criação de um órgão voltado para o desenvolvimento do turismo regional na Zona da Mata, que atue não só no fomento à realização de eventos, como também na formação de mão de obra capacitada.
Antônio foi seguido pelo candidato a deputado estadual Flávio Mattos. Em sua explanação, Flávio levantou uma das principais bandeiras de seu partido, o Novo, sugerindo uma menor participação do Estado pela privatização de espaços como o parque a ser criado na Mata do Krambeck, o Parque Estadual do Ibitipoca e o Expominas.
Outro deputado estadual que tenta a reeleição, Betão foi o sexto a usar a fala no encontro organizado pelo Juiz de Fora Convention & Business Bureau. O parlamentar foi mais um a ressaltar a grande vocação da cidade para o turismo de negócios, porém defendeu que a cidade também explore novas frentes como o aproveitamento da área rural, bastante extensa e com vários atrativos.
Sétimo a falar, o ex-deputado Estadual Isauro Calais afirmou que, no ano de 2018, o turismo gerou R$ 220 milhões em Juiz de Fora, citando nominalmente eventos como Miss Brasil Gay, Minas Láctea, Fashion Days, Comida di Buteco e Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Isauro ainda defendeu a bandeira de que o Museu Mariano Procópio não pode voltar a ser fechado e sugeriu a criação de uma frente parlamentar na ALMG em defesa do turismo de Juiz de Fora e região.
Por fim, a última a falar foi a advogada Débora Lovisi, que disputa seu primeiro processo eleitoral. A candidata abordou especificamente de Juiz de Fora, mas defendeu também propostas mais amplas, de abrangência estadual. Assim, em sua explanação, ela focou no fomento ao turismo ecológico e defendeu a realização de um amplo mapeamento das unidades de conservação existentes no estado para a definição de um planejamento sobre a melhor maneira de explorá-las, do ponto de vista turístico.
Ao final de suas explanações, os candidatos ainda responderam a perguntas enviadas pela audiência do encontro virtual.