Segunda sem carne: movimento quer reduzir consumo de produtos de origem animal

Estabelecimentos de Juiz de Fora participam da campanha e oferecem descontos para incentivar clientes


Por Nayara Zanetti, sob supervisão da editora Fabíola Costa

24/02/2023 às 08h01

E se todos começassem a substituir a carne do dia a dia por proteínas vegetais pelo menos uma vez por semana? Qual seria o impacto dessa mudança de hábito para cada um e para o meio ambiente? Essa reflexão é a proposta da Campanha Segunda Sem Carne, promovida no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que busca conscientizar as pessoas sobre os problemas gerados pelo consumo de produtos de origem animal. Em Juiz de Fora, alguns estabelecimentos colaboram com o movimento para além da divulgação da causa, oferecendo também descontos em produtos vegetarianos e veganos para incentivar a adesão.

A Campanha Segunda Sem Carne foi criada nos Estados Unidos há 20 anos e hoje mais de 40 países expandem a ideia. No Brasil, a iniciativa começou a ser divulgada em 2009 por meio da Sociedade Vegetariana Brasileira e já é considerada a maior do mundo. A segunda-feira foi escolhida por ser conhecida como o dia da mudança de hábitos, já que geralmente as pessoas tendem a escolher a segunda para começar a fazer exercício físico ou aprender uma nova língua, por exemplo. O convite é, exatamente, iniciar uma mudança nos hábitos alimentares.

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O movimento busca apresentar novos sabores e outras formas de se alimentar, que resultam na redução do consumo de proteína animal, mas sem imposições. A refeição centrada em vegetais, afirma a SVB, contribui para prevenir doenças crônicas e degenerativas, aumentar a vida dos animais e reduzir a emissão de CO2 e o desperdício de água, fatores que estão relacionados a aquecimento global e crise climática.

Por um mundo mais sustentável

A estudante de Direito Lorena Cardoso começou a ser vegetariana por causa do movimento. Em 2017, enquanto assistia o show de Paul McCartney, ela conheceu o projeto. Desde 1970, o cantor é vegano e busca incentivar seus fãs a reduzirem o consumo de carne. No show no Brasil não foi diferente. Em todos os assentos das arquibancadas do Mineirão, em Belo Horizonte, foram distribuídos panfletos explicando a Campanha Segunda Sem Carne. O artista ajuda a divulgar o movimento há anos no Reino Unido e convidou a Sociedade Vegetariana Brasileira a promover a ideia nos shows de sua turnê pelo país.

Ao ler o folheto, Lorena percebeu que reduzir o consumo de carne em um dia já impactava positivamente o meio ambiente, por isso, decidiu aderir à proposta por um mês. Depois dessa experiência, ela parou de comer carne em todos os outros dias da semana também. “O movimento teve um papel muito importante na minha decisão de parar de comer carne. Foi a porta de entrada para que eu conhecesse mais sobre o vegetarianismo, o porquê de não comer carne e os impactos desse consumo exacerbado no meio ambiente.”

Ao substituir a carne por outros alimentos, Lorena conta que começou a se sentir melhor tanto fisicamente, quanto espiritualmente. “Eu estou contribuindo para que outras gerações tenham um planeta ainda sustentável para se viver. Além disso, sinto que tenho mais energia, disposição e não fico mais cansada em alguns momentos do meu dia, como ficava antes. Parar de comer carne me trouxe muitos benefícios”, diz.

Lojas de JF aderem ao movimento

Tatiana Zofolli é conhecida pelos clientes como a Bruxa do Quintal por fazer “magia” com a comida (Foto: Felipe Couri)

Com o propósito de incentivar os clientes a seguir o movimento, alguns estabelecimentos da cidade divulgam ideias da Segunda Sem Carne e outros oferecem descontos nos produtos. Este é o caso do Quintal Vegan, onde toda segunda-feira o cliente pode optar por 10% de desconto no prato do dia ou pela gratuidade no refresco. Há três anos, a loja, localizada na Avenida Olegário Maciel, na região central da cidade, participa da iniciativa com o intuito de estimular as pessoas a conhecerem e consumirem produtos 100% vegetais.

Antes de criar o Quintal, Tatiana Zofolli, conhecida pelos clientes como a Bruxa do Quintal por fazer “magia” com a comida, começou a produzir opções de salgados veganos no buffet em que trabalhava. “Eram os primeiros que acabavam pela curiosidade das pessoas em experimentar sabores diferentes da culinária vegetal.” O interesse foi tão grande que Tatiana abriu a loja e hoje oferece mais de 35 sabores diferentes de salgados, além de carnes vegetais, pizzas, sobremesas, almoços e buffets. “Gostamos de participar do Segunda Sem Carne para mostrar que é viável se alimentar bem, de forma saudável e gostosa, com a culinária ecológica, ética e totalmente livre de sofrimento animal”, diz Tatiana.

Priscila Baltar é técnica em laticínios, trabalha com produtos 100% vegetais e vê no nicho vegetariano um mercado mais sustentável (Foto: Leonardo Costa)

A empresa de laticínios e confeitaria vegetal Multveg também viu na campanha uma maneira de colaborar com o meio ambiente. Nas segundas-feiras, os clientes ganham 10% de desconto na compra final. Se a pessoa for filiada à Sociedade Vegetariana Brasileira, o desconto passa a ser oferecido em qualquer dia da semana. A Multveg foi criada no final de 2017 pela Priscila Ferraz Baltar, que se formou no Curso Técnico em Laticínios e hoje enxerga este mercado de uma forma mais sustentável. A loja vende produtos 100% vegetais, como requeijão, manteiga, queijo, doce de leite, chocolate e outros alimentos produzidos sem leite, ovo, carne, mel ou outros ingredientes de origem animal.

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“A campanha está diretamente ligada aos princípios da nossa empresa. Não sou vegana, mas acredito muito na redução de produtos de origem animal. Você não precisa ser vegano, não é necessário abdicar de tudo de origem animal para fazer diferença. Sei que isso pode ser difícil para muitas pessoas, mas se você tirar a carne na segunda-feira, por exemplo, já tem um grande impacto”, acredita Priscila.

Além de estar inserida no movimento, a loja de Priscila também contribui ambientalmente por meio da distribuição de embalagens sustentáveis, que substituem as tradicionais sacolas plásticas por vidros retornáveis. “Ao devolver a embalagem, os clientes ganham desconto. Essa é uma forma que encontramos para incentivar a reciclagem. Às vezes, os presenteamos com ecobags para evitar que usem sacolas plásticas. Nós também usamos ingredientes locais, nossas ervas e temperos são orgânicos”, conta.

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