Zema conquistou mais de 50% dos votos válidos em todas as regiões de JF
Levantamento da Tribuna com dados sobre a votação de 2 de outubro mostra os resultados alcançados pelos principais candidatos ao Governo de Minas
A abertura das urnas após o primeiro turno das eleições, realizado no último dia 2 de outubro, corroborou os resultados das pesquisas eleitorais e chancelou a reeleição do governador Romeu Zema (Novo) para mais quatro anos de mandato à frente do Estado. Os números alcançados por Zema foram expressivos. Em todo o estado, ele venceu o pleito com 6.094.136 votos, 56,18% da votação válida, bem à frente do segundo colocado, Alexandre Kalil (PSD), que obteve o apoio de 3.805.182 eleitores (35,08% dos votos válidos). Em Juiz de Fora, Zema foi o mais votado em todas as regiões da cidade, onde obteve apoio de 155.127 eleitores, o que corresponde a 55,27% dos votos válidos. Por sua vez, Kalil obteve 94.564 votos no município, equivalente a 33,69% da votação válida.
Levantamento feito pela Tribuna cruzando dados da Justiça Eleitoral, como o endereço de todas as seções eleitorais e os resultados obtidos por cada candidato nas urnas, apontam que o governador Romeu Zema obteve mais de 50% dos votos válidos em todas as sete regiões urbanas de Juiz de Fora e também nas localidades rurais e distritais do município. Em todas essas áreas, Alexandre Kalil foi o segundo mais votado. A maior diferença entre os dois principais nomes envolvidos na disputa aconteceu na Região Nordeste, onde a distância entre Zema e Kalil chegou a 27,6 pontos percentuais, considerando a votação válida observada na localidade.
Na Região Nordeste, que tem urnas em bairros como Eldorado, Bandeirantes, Santa Terezinha, Nossa Senhora das Graças, Grama, entre outros, o atual governador obteve 57,1% dos votos válidos, contra 29,5% registrados por Kalil. O desempenho dos dois candidatos foi bastante similar na Zona Norte, onde a vantagem de Zema foi de 26,8 pontos percentuais, uma vez mais considerando a votação válida. Na região, que tem urnas distribuídas em bairros como Amazônia, Barreira do Triunfo, Benfica, Carlos Chagas, Cerâmica, Cidade do Sol, Francisco Bernardino, Industrial, Jardim Natal, Jóquei Clube, Milho Branco, Monte Castelo, Nova Era, Santa Cruz e São Judas Tadeu, Zema venceu com 58% dos votos válidos, contra 31,2% de Kalil.
Em outras duas regiões, a diferença entre Zema e Kalil ficou acima dos 20 pontos percentuais, quando considerada a votação válida. Na Região Central, com urnas distribuídos por bairros como Bom Pastor, Centro, Dom Bosco, Fábrica, Granbery, Mariano Procópio, Morro da Glória, Mundo Novo, Passos, Poço Rico, Santa Catarina, Santa Helena e São Mateus, o governador reeleito obteve 56,4%, contra 34% de Kalil. Já na Região Leste, com seções em bairros como Grajaú, Bairu, Bom Jardim, Bonfim, Linhares, Manoel Honório, Marumbi, Nossa Senhora Aparecida, Progresso, Santa Cândida, Santa Paula, Santa Rita de Cássia, São Benedito, São Bernardo e Vitorino Braga, Zema computou 55,1% contra 33,2% de seu principal adversário.
Na Região Sudeste, com urnas em bairros como Vila Ideal, Vila Olavo Costa, Furtado de Menezes, Floresta, Retiro, Santo Antônio, Lourdes Costa Carvalho, Zema obteve 52,5% da votação válida, e Alexandre Kalil ficou com 16,4%. Nas localidades que integram as áreas rurais e distritais da cidade, o governador reeleito recebeu 54,7% dos votos válidos contra 16,6% de Kalil. Já na Região Sul, que conta com seções eleitorais em bairros como Bela Aurora, Cascatinha, Cruzeiro do Sul, Graminha, Ipiranga, Sagrado Coração de Jesus, Santa Efigênia, Santa Luzia, São Geraldo e Teixeiras, Romeu Zema fez 51,7% dos votos válidos, enquanto seu principal adversário somou 37,3%.
Por fim, a área em que foi registrada a menor diferença entre os desempenhos eleitorais de Zema e Kalil no primeiro turno das eleições é a Região Oeste, onde o atual governador ficou 13,9 pontos percentuais à frente do ex-prefeito de Belo Horizonte, quando comparados os percentuais de votos válidos conquistados por cada candidato. Na região, também conhecida como Cidade Alta, as principais urnas estão localizadas em bairros como Santos Dumont, São Pedro e Borboleta, onde Zema somou 51,1% dos votos válidos, contra 37,2% de Kalil.
Zema foi o mais votado em mais de cem bairros; Kalil venceu em cinco
Ao todo, o cruzamento de dados feito pela Tribuna identificou urnas em 107 bairros de Juiz de Fora. Na ampla maioria deles, em 102, Zema saiu das urnas como o mais votado. Considerando o percentual dos votos válidos, os bairros em que o governador obteve os melhores desempenhos foram Remonta (66,4% da votação válida); Náutico (66,3%); Bom Pastor (64,5%); Sarandira (63,5%); e Cerâmica (62,5%).
Curiosamente, três deles – Remonta, Bom Pastor e Cerâmica – estão entre os únicos cinco bairros em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi mais votado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial. Assim como Zema, Lula também venceu em todas as regiões da cidade e em 102 bairros.
Por sua vez, Alexandre Kalil saiu como o mais votado em cinco bairros da cidade. Em Toledo, o candidato do PSD obteve 51,5% da votação válida, contra 39,% de Romeu Zema; em Pirapetinga, 51,3% contra 44,9%; no Dom Bosco, 45,5% contra 41,5%; na Vila Olavo Costa, 46,3% contra 43,3%; e na Vila Esperança II, 45,2% contra 43,2%.
Destaca-se aí uma segunda curiosidade. Dos cinco bairros de Juiz de Fora em que Kalil saiu como o mais votado, quatro coincidem com os cinco bairros em que Lula obteve seus melhores desempenhos e registrou mais de 705 da votação válida: Toledo, Pirapetinga, Dom Bosco e Vila Olavo Costa. Kalil era o candidato apoiado por Lula na disputa pelo Governo de Minas.