Nenhum vereador de JF foi eleito nas eleições deste domingo

Para cientista político, o alto número de candidatos com domicílio eleitoral na cidade pode ter impactado em uma pulverização dos votos


Por Nayara Zanetti, estagiária sob orientação do editor Eduardo Valente

03/10/2022 às 11h22- Atualizada 03/10/2022 às 17h55

Nenhum dos 11 vereadores de Juiz de Fora que concorreram a cargos de deputado federal ou estadual nas eleições deste domingo (2) se elegeram. Do total de nomes que se apresentaram ao pleito, oito buscaram uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e outros três na Câmara Federal.

Para o cientista político Paulo Roberto Figueira Leal, o alto número de candidatos com domicílio eleitoral na cidade pode ter impactado em uma pulverização dos votos e prejudicado os atuais vereadores. Entretanto, ele avalia como possibilidade, também, o fato de muitas das candidaturas terem sido apresentadas sem perspectivas de vitória, mas sim com a finalidade de manter a máquina política do nome do candidato ativo e em crescimento, visando a próxima eleição municipal.

PUBLICIDADE

“Nem todas as candidaturas são lançadas na expectativa, bastante provável, de eleição, mesmo que todos tenham a possibilidade de pensar nisso. Às vezes um conjunto de escolhas de caminhos eleitorais são feitas no intervalo entre as eleições municipais e estaduais com o objetivo de manter o nome do candidato vivo e em evidência para ter reflexos positivos nas eleições seguintes. Talvez muitos candidatos a deputado agora tivessem a expectativa de também ter ganhos na eleição municipal daqui a dois anos”, aponta o cientista político.

Cido Reis teve o maior número de votos para a ALMG

Entre os vereadores que concorreram a deputado estadual, o mais votado foi Cido Reis (Rede) com 22.613 votos, seguido por Marlon Siqueira (PP), que alcançou 20.526 votos, e Antônio Aguiar, que totalizou 18.753 (União). Além disso, Julinho Rossignoli (PP) ficou com 14.530, Tallia Sobral (PSOL) teve 10.137, Vagner de Oliveira (PSB) alcançou 8.903, Bejani Junior (Podemos) obteve 7.083 e Nilton Militão (PSD), 5.895 votos.

Câmara Federal

Já na disputa pelo cargo de deputado federal, o vereador que recebeu mais votos foi Sargento Mello Casal (PTB), com 17.162 votos. Logo atrás está Juraci Scheffer (PT), que conquistou 16.315 voto, e Katia Franco (Rede), totalizando 6.419.

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.