Horário eleitoral começa com confronto entre Pimentel e Anastasia
O governador Fernando Pimentel e o ex-governador Antonio Anastasia levaram para os programas eleitorais a polarização que já vinham adotando nas redes sociais, tão logo tiveram seus nomes homologados em convenções de seus partidos. O petista jogou a culpa da crise que afeta Minas na gestão de seu antecessor, enquanto este disse que o governador não se mostrou competente para manter as contas do Estado em dia. Ambos, com tal estratégia, indicam que se escolheram mutuamente para o enfrentamento, isolando os outros candidatos. Dessa forma, a eleição pode até terminar no primeiro turno se o desempenho dos demais postulantes não melhorar.
Padrinhos políticos
Como também já era esperado, Fernando Pimentel irá vincular permanentemente o seu nome ao do ex-presidente Lula, o principal cabo eleitoral dos candidatos petistas. Falou de sua identificação e passou rapidamente pelo nome da ex-presidente Dilma Rousseff. A despeito de liderar a corrida ao Senado, ela não tem o mesmo poder de transferência de votos do que o ex-presidente.
Luta para se mostrar melhor
Anastasia foi pelo caminho inverso. Como seu mentor político passa por um forte desgaste, não fez qualquer alusão ao senador Aécio Neves. Ao contrário, destacou que sua opção em voltar à disputa do Governo foi um gesto pessoal induzido, pelas condições críticas do Estado. Essa toada vai ocorrer durante todo o mês de setembro com desdobramentos nas redes sociais. Numa campanha de tiro curto, desconstruir o adversário é o meio para convencer objetivamente o eleitor de que é melhor do que seu oponente.
Calais oficializa candidatura
O deputado Isauro Calais já está em campo há algum tempo, mas o lançamento oficial de sua candidatura à reeleição vai ocorrer neste sábado, a partir das 10h, num ato solene no Ritz. Ele espera reunir militantes e lideranças políticas da região, especialmente prefeitos dos municípios nos quais teve atuação.
Rede articula visita de Marina a JF
Ainda sem definir uma data, o Rede Sustentabilidade confirmou a visita da candidata Marina Silva a Juiz de Fora. Para isso, porém, fará uma série de eventos para mobilizar a militância. O primeiro deles será neste sábado, no Bairro Bom Pastor, para tratar exclusivamente da visita. Mas na pauta também estarão questões como as ações sociais da campanha durante o período eleitor. O partido programou para o dia 15 a doação de sangue; no dia 22 o plantio de árvores e no dia 6 de outubro, véspera do pleito, o abraço da esperança. O local, no entanto, não foi anunciado.