Vaga para o Senado chega atrasada para Bruno

Por Paulo Cesar Magella

30/08/2018 às 06h00 - Atualizada 29/08/2018 às 18h51

Nos corredores do MDB, a procura pelo candidato ao Senado chegou fora de hora para o ex-prefeito de Juiz de Fora Bruno Siqueira. Quando se desincompatibilizou, em abril, seu projeto inicial era seguir o roteiro de seu mentor político, Itamar Franco, que saiu da Prefeitura e se elegeu senador pelo mesmo MDB. Em 1974, o partido não tinha candidato, e o deputado Tancredo Neves, o mais cotado, se recusou a enfrentar o arenista José Augusto, temendo a máquina do Governo. Itamar topou e venceu. O MDB de hoje passou meses de incertezas ante o embate entre seus dois principais dirigentes: o deputado Adalclever Lopes – que hoje encabeça a chapa ao Governo – e o ex-presidente do diretório estadual Toninho Andrade. Um puxava para o lado do PT, e o outro defendia a candidatura própria, mas com forte tendência de apoiar os tucanos. Deu no que deu. O partido ficou isolado e, por falta de opção, terá candidatura própria.

O que ele queria

Durante todo esse período, Bruno tentou se cacifar. Fez uma série de viagens a Belo Horizonte para conversas com lideranças. Voltava sem garantias formais. Sem poder esperar, como explicou aos militantes, optou pelo plano B e vai tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, da qual já fez parte antes de disputar o seu primeiro mandato de prefeito. Por ironia do destino, o partido, agora, oferece tudo o que ele gostaria de ter recebido para ser candidato: ser o único nome ao Senado e ter todo o tempo de TV para apresentar suas propostas. O radialista e deputado estadual Mário Henrique Caixa saiu do páreo. Resta o ex-senador Hélio Costa.

PUBLICIDADE

Vai e volta

O Diário Oficial do Município traz nesta quinta-feira o pedido de exoneração do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Rômulo Veiga. Rômulo, no entanto, ficará pouco tempo fora da Prefeitura. Como foi exonerado da Funalfa em abril para assumir a secretaria, perdeu as férias a que tinha direito e combinou com o prefeito Antônio Almas ser oficialmente afastado neste período. Rômulo retornará à Administração Municipal em outubro. No seu lugar, responderá pela pasta o coordenador de projetos, Jackson Moreira.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também