Painel 30-04-2017

Por Paulo Cesar Magella

30/04/2017 às 07h00 - Atualizada 29/04/2017 às 16h59

CPI das gangues

Um grupo de vereadores vai reapresentar o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigação das gangues em Juiz de Fora, formulado antes pela vereadora e delegada de polícia Sheila Oliveira. Trata-se apenas de uma questão de regimento. A vereadora, se encabeçasse o pedido, como ocorreu na primeira versão, teria, necessariamente, que fazer parte da CPI, o que é vedado aos membros da Mesa Diretora da qual ela faz parte como primeira secretária. Desta forma, apenas sendo uma das signatárias do documento, ela não precisará fazer tal opção. Como a Casa entrou em recesso, a iniciativa só vai sair do papel na segunda quinzena de maio, na volta do período de reuniões ordinárias.

Intervenção

A Assembleia Legislativa programou para o dia 4 uma audiência pública para discutir especificamente a situação dos hospitais de Minas Gerais. De acordo com o deputado Carlos Pimentel (PDT), autor do pedido, o Conselho Regional de Medicina ameaça intervir em 26 hospitais no estado por conta da sua precariedade. Entre as queixas destacam-se falta de medicamentos, equipes incompletas e atraso nos pagamentos. Desta lista, quatro unidades estão em Belo Horizonte. Um dos convidados para o debate é o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Renato Loures.

PUBLICIDADE

TV no ar

Já no ar em caráter provisório, a TV Câmara será inaugurada oficialmente no dia 5 de maio, às 19h30, durante evento na própria Câmara Municipal. Operando no canal 35.1 digital, a emissora transmite ao vivo todos os eventos de plenário. Para preencher sua programação, em breve deverão ser utilizados documentários produzidos com recursos da Lei Murilo Mendes. Eles foram doados pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O acervo da UFJF, colhido durante o projeto “Diálogos abertos”, que entrevistou vários personagens da cidade, também deverá ser utilizado.

 

Em evidência

Sem mandato como prefeito de Belo Horizonte e já sem o posto de presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda não ficará fora da cena política. Além de suas andanças por Minas como possível candidato a governador, durante encontro em Brasília, ele foi escolhido presidente do conselho de ex-presidentes da Frente, a qual dirigiu no biênio 2015/2017. No novo posto, terá a missão de apoiar a nova diretoria da FNP na construção de pautas fundamentais para o municipalismo brasileiro. O novo presidente da entidade é o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

O conteúdo continua após o anúncio
Eduardo Valente

Eduardo Valente

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também