Lideranças do PMDB garantem que presidente do partido está firme no posto

Por Paulo Cesar Magella

29/07/2017 às 04h05 - Atualizada 28/07/2017 às 21h47

Firme no leme

Lideranças próximas ao presidente do diretório estadual do PMDB, Toninho Andrade, descartaram a possibilidade de mudanças no comando partidário. O dirigente, que também é vice-governador de Minas, só deixa o cargo em duas possibilidades: na substituição do governador Fernando Pimentel, ante um eventual afastamento, ou por eleição do diretório estadual, programada para outubro, mas do ano que vem. Afora isso, só há especulações, disse uma dessas personalidades.

O vice-presidente do diretório estadual, Newton Cardoso Júnior, foi um dos que não gostaram da prorrogação, pois tem interesse direto em assumir o comando da legenda. O principal contraponto de Andrade é o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, que garantiu apoio ao governador Fernando Pimentel, com quem Toninho Andrade está rompido.

PUBLICIDADE

Dilema tucano

A situação de outros partidos não é diferente da do PMDB. Os tucanos vivem o dilema da candidatura majoritária. Embora o deputado Dinis Pinheiro já esteja percorrendo Minas, acompanhado do ex-secretário de Governo Danilo de Castro, seu nome ainda não é consenso no ninho tucano. O senador Aécio Neves, que pode até disputar uma vaga na Câmara dos Deputados – dependendo da situação no período de convenções -, ainda não abordou a sucessão.

Medo de errar

No comando do Governo nos últimos 16 anos, interrompidos em 2014 com a vitória do petista Fernando Pimentel, os tucanos não querem repetir erros anteriores, quando optaram, por exemplo, pela candidatura de Pimenta da Veiga, a despeito de este estar afastado de Minas há cerca de 20 anos, morando em Brasília. Na ocasião, pesou a escolha quase pessoal de Aécio. Agora, o discurso é de que a decisão tem que ser coletiva, até mesmo para poupar o senador de desgaste.

Fechado com Pimentel

O PT atua forte na reeleição do governador Fernando Pimentel. Na segunda-feira, dia 24, em entrevista exclusiva à Rádio CBN Juiz de Fora, ele disse ser cedo para tomar esse tipo de decisão, preferindo fazê-lo somente no ano que vem. Mas o PT não tem outra opção, e o governador já atua para garantir seu prestígio junto ao eleitorado, especialmente do interior. Pimentel tem viajado com mais frequência sem se esquecer de ações na capital. Hoje, tem apoio de dirigentes até do PMDB.

O conteúdo continua após o anúncio
Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também