Eleição em Minas pode terminar no primeiro turno

Por Paulo Cesar Magella

28/09/2018 às 08h41 - Atualizada 28/09/2018 às 18h54

Se as eleições fossem hoje, o candidato Antônio Anastasia (PSDB) ficaria próximo de vencer já no primeiro turno. De acordo com o Ibope, em pesquisa divulgada na noite dessa quinta-feira, ele alcançou 35% das intenções de votos dos mineiros, enquanto o atual governador, Fernando Pimentel (PT), estacionou em 21%. A terceira posição é ocupada por Romeu Zema (Novo), com 8%. Em quarto lugar, o deputado estadual Adalclever Lopes (MDB) tem 3%. João Batista Mares Guia (Rede) tem 2% das intenções. Claudiney Dulim (Avante), Dirlene Marques (PSOL) e Jordano Metalúrgico (PSTU) ficam com 1% dos votos, cada. Alexandre Flach (PCO) não foi pontuado. 17% dos eleitores disseram votar em branco ou nulo e outros 10% não souberam responder. O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 114 municípios do estado, entre 24 e 26 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Senado embolado

A disputa pelo Senado está aberta, sobretudo na conquista da segunda vaga. A uma semana das eleições, a candidata pelo PT, Dilma Rousseff, mantém a liderança, com 26% das intenções de votos, enquanto Carlos Vianna (PHS), com 15%, até então isolado em segundo lugar, está ameaçado. O candidato do SD, Diniz Pinheiro alcançou o mesmo percentual e o democrata Rodrigo Pacheco já tem 14%. Os três estão rigorosamente empatados. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), viu a luz amarela acender no comitê de seu correligionário e tirou licença de uma semana para se empenhar na campanha de Vianna e de Ciro Gomes.

PUBLICIDADE

Dilma em JF

A candidata ao Senado pelo PT, Dilma Rousseff, estará neste sábado em Juiz de Fora para participar do comício da deputada Margarida Salomão, em parceria com o vereador Roberto Cupolillo, previsto para as 15h, no Largo do Riachuelo. A ex-presidente, que lidera em Minas as intenções de voto, faz sua segunda incursão na cidade em menos de dois meses. Antes, ela veio para o lançamento da candidatura de Margarida.

Em protesto

O movimento de maior repercussão, sobretudo por ser nacional, será a passeata das mulheres em protesto contra o discurso do candidato Jair Bolsonaro. Ela começa às 11h e percorrerá as ruas centrais da cidade, culminando com um ato público. O trecho a ser percorrido não foi revelado.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também