Painel 28-08-2016

Por Paulo Cesar Magella

28/08/2016 às 07h00 - Atualizada 27/08/2016 às 17h10

Eleições no país

A Confederação Nacional dos Municípios encomendou um estudo para diagnosticar o cenário de candidaturas a prefeito em todo o país, no qual é possível tirar várias conclusões. Um fato que chama a atenção é que a disputa pelas prefeituras estará polarizada entre duas candidaturas em 2.620 municípios, mais da metade das prefeituras brasileiras. Os dados têm como base números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral em 23 de agosto, depois das convenções, e consolidados pela CNM. A população que decidirá nestes municípios é de cerca de 30,4 milhões de pessoas, ou 15% da população brasileira, e estarão em disputa os votos de 23,3 milhões de eleitores. Em Minas, as eleições já estão polarizadas em 418 municípios, o que equivale a 49% dos 853 existentes no estado.

Apenas um

A Confederação também quis saber em quantos municípios haverá apenas um candidato, que estão automaticamente eleitos, salvo algum imprevisto. Num cenário de 16.397 candidatos a prefeito em todo o país, 97 estão apenas esperando a diplomação. A maior concentração está no Rio Grande do Sul, onde dos 497 municípios, 32 possuem apenas um indicado a prefeito, seguidos de São Paulo, Minas e Paraná, com 17, 16 e 14 respectivamente. Dentre os que não terão concorrência, o PMDB e o PP foram os que apresentaram o maior número de candidatos, demonstrando força nessas regiões.

PUBLICIDADE

Examinadores

A Assembleia Legislativa programou para o dia 29 uma audiência pública para debater a falta de examinadores no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para aplicação dos exames de habilitação. O problema se alastra por todo o estado, adiando a seleção e dobrando o serviço dos examinadores. A reunião será promovida pela Comissão de Administração Pública. O estado, por outro lado, tenta minimizar os problemas com o número de policiais civis. Na última quinta-feira, o governador Fernando Pimentel diplomou quase mil novos agentes, mas ainda não se sabe quanto serão deslocados para Juiz de Fora, que tem uma das principais regionais em Minas.

Debate com candidatos

A Tribuna e a Rádio CBN iniciam na próxima quinta-feira a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Juiz de Fora. Por sorteio, na presença de representantes dos participantes, o ciclo começa com a candidata Maria Ângela, do PSOL. Ela será sabatinada nos estúdios da CBN, ao vivo, entre 10h30 e 11h30. A ordem das entrevistas é esta: 1º de setembro, Maria Ângela (PSOL); dia 6, Margarida Salomão (PT); dia 8, Noraldino Júnior (PSC); dia 13, Lafayette Andrada (PSD); dia 15, Victória Mello (PSTU); dia 20, Wilson da Rezato (PSB), e dia 22, Bruno Siqueira (PMDB). No dia 29, no auditório do Independência Trade Center, eles se enfrentam num debate ao vivo, entre 10h e 12h.

Eduardo Maia

Eduardo Maia

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também