Mensagem gera desconforto
O governador Romeu Zema, sempre pelas redes sociais, anunciou que está perto de resolver um dos gargalos dos municípios: a falta de repasses. Tal relato ocorreu após reunião com associações de prefeitos durante sua passagem pelo Sul de Minas. “Temos feito grande esforço para solucionar os problemas que encontramos no Governo. Para dar prova das mudanças, que já começaram, me reuni em Varginha com presidentes de associações de prefeitos para informar que em até dez dias o repasse às prefeituras será feito sem atrasos”, avisou. De acordo com o jornal “O Tempo”, de Belo Horizonte, a forma como o anúncio foi feito causou desconforto no próprio Governo – pois não explicou como será feito esse pagamento – e na Associação Mineira dos Municípios, que se sentiu desprestigiada, pois era ela quem encaminhava as negociações com o Governo.
Roda de Samba
A Câmara programou para o dia 22 de fevereiro a primeira edição da “Roda de Samba da Câmara” – abrindo o Carnaval de Juiz de Fora. O evento terá um tablado em frente ao prédio do Legislativo, onde nomes do samba da cidade vão se apresentar. A novidade é que tudo isso será em 360 graus – formato adotado em cidades como Rio de Janeiro, já que a proposta é aproximar o público. Entre as atrações estão as baterias das escolas de samba, mestre-sala e porta-bandeira, Banda Realce, Zezé do Pandeiro, Flavinho da Juventude e outros.
Centro de Atenção
Mais de 21 mil pessoas passaram pelo Centro de Atenção da Câmara Municipal, em 2018, de acordo com levantamento apresentado nessa sexta-feira (25). O centro é responsável pela emissão de carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito, além do Serviço de Defesa do Consumidor. De dezembro a junho, as equipes, formadas por sociólogos, assistentes sociais e advogados, atenderam 711 pessoas, sendo que 413 receberam orientação jurídica e 298 foram auxiliadas por assistentes sociais. Já o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) solucionou 69,47% dos casos atendidos. Nesse período, foram 2.551 processos, dos quais 819 foram resolvidos e 775 seguem em andamento.
Pestana repassa experiência
Como já tinha antecipado em entrevista à Rádio CBN, há uma semana, o secretário de Saúde de Juiz de Fora, Paulo César Oliveira, e o adjunto, Márcio Itaboray, convidaram o deputado Marcus Pestana (PSDB) para um encontro com subsecretários, gerentes, assessores e coordenadores da pasta para compartilhar a experiência de ex-secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais. O evento ocorreu na sexta-feira, quando abordou os principais desafios da saúde para os próximos anos. Pestana citou a municipalização do SUS no Brasil, único país no mundo que optou por este modelo. Para o deputado, a municipalização é prejudicial porque 70% dos municípios brasileiros têm menos de 20 mil habitantes, o que impossibilita estas cidades de oferecer os serviços integrais de saúde para a sua população. Para ele, “o SUS não pode ter fronteiras. Em outros países, o sistema é regionalizado, atendendo melhor as demandas desta área”.