Painel 27-01-16
Andar na frente
Embora a renovação do diretório estadual do PMDB só vá ocorrer no fim do ano, lideranças regionais do partido estão encampando o discurso de beber água limpa, mas, para isso, têm que começar cedo as articulações, a fim de não serem atropeladas pelos acordos forjados na cúpula sem a participação das bases. Como a legenda, a despeito de sua força, está dividida, tendo de um lado o vice-governador Antônio Andrade e do outro o deputado Adalclever Lopes, a questão a saber é como ficará o diretório de Juiz de Fora.
Contra desgaste
Nas conversas informais, a preocupação se acentua por conta da forte ligação, hoje, do prefeito Bruno Siqueira com o vice-governador, que tem sido uma de suas referências nas articulações no Governo estadual, mas Toninho está fragilizado com a adesão dos deputados estaduais ao projeto de Adalclever. A meta, portanto, é tirar o prefeito de um eventual desgaste, pois, se romper com Toninho, estará se afastando de alguém que lhe foi fiel, mas, se ficar, corre o risco de perder espaço no grupo do atual presidente da Assembleia, hoje bem mais sólido do que o de Andrade.
Não pode esperar
São apenas sondagens, diz um dos articuladores, mas há convencimento de que o PMDB de Juiz de Fora não pode deixar a discussão para o segundo semestre do ano, sob o risco de não ter discurso para qualquer um dos lados. A meta é ser proativo e lutar para a unidade do partido, pois é a única forma de a legenda continuar forte em Minas e ter autonomia para um candidato próprio nas eleições de 2018, em vez de ficar a reboque de um possível projeto de reeleição do petista Fernando Pimentel, hoje sob forte desgaste político.
Posse
Uma reunião solene foi agendada para a próxima quarta-feira na ALMG, dia 1º. O evento marcará o início dos trabalhos legislativos de 2017 e dará posse à Mesa Diretora para o biênio 2017-2019. Em dezembro passado, Adalclever Lopes (PMDB) foi reeleito presidente da Casa. Com domicílio eleitoral em Juiz de Fora, o deputado Lafayette Andrada (PSD) também segue na Mesa e será empossado como 1º vice-presidente.