Lacerda desiste de eleições
Fora do páreo na corrida para o Governo estadual, o empresário Márcio Lacerda disse em Belo Horizonte que, depois da experiência vivida no PSB, não tem planos de voltar a disputar eleições. Ele, no entanto, vai se envolver na candidatura do deputado Adalclever Lopes, que ficou com sua vaga pelo MDB. Mas sua saída não cessou o andamento na Justiça da ação em que o seu grupo e a Executiva nacional do PSB medem forças para definir a competência para firmar alianças. E, como o caso ainda não foi julgado, não se sabe em que pé estão algumas candidaturas, como a do advogado Vítor Valverde cujas pretensões são de ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Visto como um dos principais assessores de Lacerda, ele disse, por mais de uma vez, que seu futuro estava ligado ao líder socialista. Por isso, é provável que, como Márcio, também desista de disputar. Ele, no entanto, ainda não se manifestou.
Unidade avançada
Na reunião ordinária na manhã de sexta-feira (24), o vereador Marlon Siqueira anunciou a implantação de uma unidade avançada do Samu na região Nordeste da cidade. Uma ambulância do Sistema ficará instalada no Hospital Ana Néri para atender à demanda da região. A ideia inicial era de alocar o veículo no Hospital João Penido, que faz parte da Fhemig, Fundação ligada ao Estado, mas as conversações não avançaram. Segundo o vereador, que articulou o projeto, o veículo começará a atender à população já a partir da próxima terça-feira.
Parlamento jovem
Já está definida a programação da etapa estadual do Parlamento Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa em parceria com câmaras municipais. Na versão 2018, a pauta discute a violência contra a mulher com a mobilização de 88 municípios, que já se reuniram em 16 polos regionais — Juiz de Fora entre eles — para avaliar propostas de enfrentamento ao problema. A etapa estadual vai se desenvolver de 19 a 21 de setembro, com a participação de representantes de todos os polos. As deliberações do Parlamento são, desde a primeira edição, encaminhadas para a Assembleia Legislativa.
Homenagem a Riani
Tramita pelas comissões técnicas da Câmara projeto do vereador Wanderson Castelar instituindo a Semana Municipal dos Direitos Humanos, que terá como patrono o ex-deputado e ex-líder sindical Clodesmidt Riani, a ser comemorada na semana do dia 15 de outubro de cada ano, pois esta é a data de aniversário do homenageado. O projeto estabelece ainda que as escolas municipais poderão incluir nas atividades de ensino fundamental e médio, “sem prejuízo da abordagem de outros temas de interesse da comunidade local, conteúdos relacionados com o estudo dos direitos humanos”. Castelar destaca que a Semana Municipal tem por objetivo despertar no cidadão a solidariedade humana, valorização da pessoa humana e o respeito às diferentes etnias, combate a todas as formas de preconceito e conscientização de que a República Federativa do Brasil tem como fundamentos: a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho.