Divisão na Rede Sustentabilidade

Por Paulo Cesar Magella

22/10/2018 às 22h00 - Atualizada 22/10/2018 às 20h37

Lideranças da Rede Sustentabilidade vão se reunir, nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, para tratar do impasse que se estabeleceu entre a direção estadual e o candidato João Batista Mares Guia. Em nota, publicada pelo jornal “O Tempo”, ele foi enfático: “Em Minas, antes do processo eleitoral, a Rede era uma: desmobilizada, inerte, sem nenhuma estruturação de base municipal, autocentrada em Belo Horizonte e controlada de modo monopolista por um só grupo detentor de poder de fato em razão da ausência de visão ampla da Rede Regional”. A Rede, em Minas, é comandada pelo vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, e por Ana Paula Silveira, porta-voz da legenda e eleita deputada estadual. Mares Guia defende uma mudança completa no modo de agir do partido e renúncia da atual direção.

Com Mares Guia

Os representantes de Juiz de Fora já confirmaram presença. Vão participar Lenir Romani e o professor José Maria, diretor de articulação na cidade. De acordo com o professor Wilson Acácio, que por razões de agenda não poderá participar, a tendência é dar respaldo a Mares Guia, porque, no seu entendimento, a direção estadual, de fato, tomou decisões sem consultar as bases e fez corpo mole na campanha, enquanto o candidato a governador foi ético com a Rede de Juiz de Fora e prestigiou o município em vários momentos da campanha.

PUBLICIDADE

Contra a violência

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa faz audiência pública, nesta terça-feira, para discutir casos de agressões, motivados por divergências políticas, ocorridos no estado, durante o período das eleições de primeiro turno. De acordo com o deputado Cristiano Silveira (PT), a meta é avaliar o comportamento violento dirigido, sobretudo, a eleitores de candidatos à Presidência da República. A proposta é evitar tais episódios nesta segunda rodada de votação.

Líder estudantil

Embora tenha recebido homenagens durante o velório, amigos e familiares entendem que é preciso manter viva a história de José Sales Pimenta (64), presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo). Ele foi um dos mais ativos líderes estudantis nos anos 1970, tendo presidido o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele morreu na última sexta-feira. Zé Pimenta foi casado com a ex-vereadora Raquel Scarlatelli.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também