Rodrigo Pacheco oficializa filiação ao Democratas

Por Renato Salles

20/03/2018 às 06h30 - Atualizada 19/03/2018 às 20h47

Enfim, casados

Após um flerte que se arrastou por meses, o deputado federal Rodrigo Pacheco, ex-MDB, oficializou sua filiação ao Democratas nessa segunda-feira (19). No mesmo dia, o parlamentar já foi lançado como pré-candidato ao Governo de Minas pela nova sigla. A reboque do que acontece no cenário nacional, em que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), o braço mineiro da sigla, também confirma processo de afastamento do PSDB, parceiro eleitoral nos últimos anos. Nem mesmo a decisão do senador Antonio Anastasia (PSDB) por voltar a disputar o Palácio da Liberdade deve mudar os planos dos democratas de lançar um voo solo comandado por Pacheco. “(Anastasia) foi um excelente governador e reconheço isso, mas eu tenho o direito de dar a Minas uma oportunidade de uma alternativa”, garantiu o agora pré-candidato do DEM.

Aspecto democrático

O evento de lançamento da pré-candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM) levou a Belo Horizonte os principais caciques do DEM, como o presidente nacional da sigla e prefeito de Salvador, ACM Neto, e do pré-candidato a presidente Rodrigo Maia. Deputado federal eleito por Juiz de Fora, Júlio Delgado (PSB) também compareceu ao evento e afirmou que as aspirações do DEM à Presidência conferem à disputa aspectos democráticos. “A gente, que faz parte de um partido de oposição, tem que deixar claro que, quanto mais fugirmos dessa polarização existente há mais de 20 anos, melhor estaremos fazendo pelo Brasil”, declarou, referindo-se a recentes e recorrentes embates entre PT e PSDB nas disputas pela Presidência e pelo Palácio da Liberdade.

PUBLICIDADE

‘Amigo’

A despeito de o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda estar percorrendo o estado como pré-candidato ao Governo do PSB, Júlio Delgado não poupou elogios ao postulante do DEM. Durante a filiação de Rodrigo Pacheco, Júlio chamou o deputado federal de “amigo” e destacou a atuação do colega de legislatura à frente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Em fala, durante o ato de filiação, o juiz-forano saiu em defesa da candidatura do ex-MDB e, ao citar sua relação com Pacheco, chegou a discursar sobre a necessidade de “agregar em torno do governador de Minas que vai reerguer a história que Minas Gerais merece”.

Pedido de informação

Em movimento conjunto, as comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Educação vão questionar à Secretaria Municipal de Educação acerca do número de professores bidocentes em atividade na rede municipal, bem como sua distribuição pelas escolas da cidade. O pedido de informação atende a questionamentos apontados pela presidente do Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo (Gappa), Ariene Menezes, que alega a existência de um déficit de profissionais. A bidocência consiste na presença de dois professores nas salas de aula em que estejam matriculados alunos com deficiências que levem à dificuldade de locomoção e que necessitem de cuidados pessoais.

 

 

O conteúdo continua após o anúncio
Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também