Prefeito de Belo Horizonte mantém estratégia de campanha para fiscalizar serviços

Por Paulo Cesar Magella

18/11/2017 às 07h00 - Atualizada 18/11/2017 às 17h07

Turma do terror

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, continua mantendo a estratégia de campanha, quando dava incertas em espaços públicos para verificar a eficiência do serviço. Um ano depois da posse, de acordo com o jornal “O Tempo”, ele sofisticou o modelo: criou um grupo de trabalho para fazer visitas inesperadas e produzir relatórios. A equipe está sendo chamada de “turma do terror”. Vários secretários já admitiram que vão pedir as contas, pois sabem que, quando são chamados pelo prefeito, não adianta apresentar desculpas, porque há uma série de documentos indicando a falha.

Velho modelo

Esse tipo de ação chegou a ser comum quando o ex-prefeito Alberto Bejani era radialista. Ele visitava, principalmente, os postos de saúde e o Inamps para verificar o ponto dos médicos. A estratégia lhe deu fama, ajudando na sua primeira eleição, em 1988. No mandato, chegou a fazer algumas incertas, mas não com a mesma frequência dos tempos de rádio. Em São Paulo, o prefeito João Doria tem adotado um modelo diferente. Prefeitos regionais que reclamam são convidados a sair, pois, no seu entendimento, são pagos para apresentar soluções, e não para levar problemas para a prefeitura.

PUBLICIDADE

Plano Diretor

Por tratar-se de uma lei de importância vital para a cidade, a Câmara quer levar para além do plenário a discussão sobre o Plano Diretor do Município, que entra na agenda da Casa na semana que vem. Para tanto, além de chamar a população, terá vários debates e palestras envolvendo especialistas de Juiz de Fora e de outros centros urbanos. Já na quarta-feira, às 10h, haverá aula magna ministrada pelo presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sérgio Magalhães. Ele vai falar sobre “A cidade e o Plano Diretor”. Ele foi secretário de Habitação da Cidade do Rio de Janeiro e secretário Estadual de Projetos Especiais.

Trata de tudo

Segundo o presidente da Comissão de Urbanismo, vereador Zé Márcio (PV), que por profissão é engenheiro, a ideia é promover um ciclo de cinco palestras, com diversos temas diferentes que fazem parte do Plano Diretor. As demais palestras ainda estão sendo discutidas, sobretudo as datas. Estudantes que participarem de 80% delas receberão certificados. O Plano Diretor é estratégico para os municípios, pois trata de mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária, meio ambiente, saneamento, patrimônio cultural, desenvolvimento sustentável, entre outras questões.

Prestando contas

Repetindo a mesma ação de seus dois primeiros anos de mandato, o deputado Isauro Calais irá fazer uma segunda rodada de reuniões com eleitores e militantes, para apresentar a prestação de contas do que foi produzido em 2017. Ele destaca que é fundamental a presença do público, para a construção de novas ações visando ao fortalecimento da cidade e da região.

O conteúdo continua após o anúncio
Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também