Emedebistas abandonam Adalclever
A anunciada pacificação do MDB tão logo o partido rompeu com o governo Pimentel e anunciou candidatura própria, foi apenas um jogo de cena. Dias depois, o partido se aliou ao candidato do PSB, Márcio Lacerda, tendo como vice o deputado Adalclever Lopes e abraçou o nome próprio depois da desistência do representante socialista. E foi aí que a divisão interna ficou explícita. O vice-governador Antônio Andrade, que sempre combateu o Governo e, por extensão, a Adalclever pelo seu alinhamento com o Palácio, deu o troco. Na noite desta segunda-feira (17), no escritório do candidato ao Senado pelo DEM, Rodrigo Pacheco, ele anunciou seu apoio à candidatura do tucano Antônio Anastasia. E ainda levou cerca de cem prefeitos. Ao ser questionado pelo jornal O Tempo, sobre a candidatura de Adalclever, de seu partido, Andrade a classificou de ilegítima. “Ela foi escolhida por meia dúzia de deputados estaduais e federais. Eles sentaram a portas fechadas e escolheram isso. Se o MDB tivesse um candidato pela base eu acompanharia”, declarou.
Manuela em JF
Para ampliar suas ações na reta final, PT e PCdoB resolveram desmembrar a agenda dos candidatos Fernando Haddad, à presidência, e Manuela D’Ávila, sua vice. Enquanto é incerta a visita do cabeça de chapa petista a Juiz de Fora, os comunistas anunciaram a vinda de sua correligionária no dia 26. De acordo como presidente do diretório estadual, Wadson Ribeiro, que tenta uma cadeira na Câmara Federal, a meta é fazer um ato público na Praça da Estação. Como Manoela tem que visitar quatro cidades no mesmo dia — Juiz de Fora, Uberlândia, São João Del Rey e Belo Horizonte —, o evento em JF deve ocorrer por volta da hora do almoço.
Rota JF
O candidato Fernando Haddad, salvo algum contratempo, virá a Juiz de Fora no sábado, dia 29, quando estará acompanhado do candidato ao Governo Fernando Pimentel e da candidata ao Senado Dilma Rousseff. Os políticos reconhecem a importância da cidade, que tem um colégio eleitoral próximo dos 500 mil inscritos e influência direta sobre uma região com mais de um milhão de habitantes. Nesta quarta-feira, sem a presença do candidato Geraldo Alckmin e do senador Aécio Neves, quem vem à cidade é o candidato do PSDB Antonio Anastasia. Ele participará de evento no Fátima Buffett, no Alto dos Passos. Também na cidade, Dirlene Marques (PSOL) faz roda de conversas no Sindicato dos Bancários.
Cabeças do Congresso
Os deputados Júlio Delgado (PSB) e Marcus Pestana (PSDB) estão na lista dos cabeças do Congresso Nacional 2018 elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que usa como critérios indicar os parlamentares que “conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.