231 cidades têm mais eleitores do que habitantes
Mais eleitores
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que, dos 5.570 municípios brasileiros, 231 cidades têm mais eleitores do que habitantes, tendo Minas Gerais o maior número de localidades nesta situação. De acordo com o levantamento, o estado tem 75 cidades em que tal condição é observada. Aqui, na Zona da Mata, esta característica se explicita na vizinha Maripá. Para consolidar os dados, de acordo com a Agência de Notícias da Associação Mineira das Emissoras de Rádio e Televisão (Amirt), a CNM usou informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgadas em maio, e também a estimativa populacional elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2017.
Dano colateral
A greve dos caminhoneiros causou um prejuízo em torno de R$ 5 milhões às indústrias da Zona da Mata. A estimativa foi divulgada pelo presidente da Fiemg Regional, Aurélio Marangon, ao participar do “Pequeno Expediente”, da Rádio CBN Juiz de Fora, quando comentava as consequências da paralisação que afetou todo o país. Empossado há uma semana, Marangon também definiu algumas diretrizes da nova gestão e confirmou que, num ano de sucessão, os empresários pretendem ouvir todos os pré-candidatos a governador para conhecer as suas propostas para o setor.
Segurança pública
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta segunda-feira (18) para discutir a implementação e consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a necessidade da adoção de outras estratégias para incrementar a segurança pública no Estado. O debate ocorrerá em audiência pública agendada a partir de solicitação do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O Susp foi criado a partir de projeto de lei de autoria do Governo federal que resultou na Lei 13.675 de 11 de junho de 2018. O pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, o senador Antonio Anastasia (PSDB), já confirmou presença no debate. O tucano foi o relator da proposição governista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Manual do candidato
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais lançou na última quinta-feira (14) um manual com orientações para as pessoas que pretendem lançar seus nomes nas urnas como candidatos nas eleições de outubro, quando os brasileiros escolherão presidente, vice-presidente, governadores, vice-governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Entre outros pontos, a cartilha detalha informações como requisitos para a participação no pleito, convenções, coligações, condições de elegibilidade, documentos para registro, julgamento dos pedidos e outros. O documento está disponível no site do próprio TRE. O prazo para que os interessados façam o pedido de registro de candidaturas perante a Justiça Eleitoral termina no dia 15 de agosto.