Comunistas discutem futuro da legenda ante um cenário eleitoral de novas regras
Com Renato Salles
Encontro com a base
A direção municipal do PCdoB em Juiz de Fora vai se reunir com correligionários da sigla nesta quarta-feira (16). O intuito do encontro é amplo e deve abordar a atual conjuntura, bem como projetos relacionados às eleições de 2018. Presidente estadual da legenda, secretário estadual de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais e ouvidor-geral de Minas Gerais, Wadson Ribeiro estará presente ao encontro marcado para o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado, a partir das 19h. Uma das discussões é o distritão, cuja votação, prevista para esta quarta-feira, foi adiada por uma semana. A matéria tem causado desconforto entre os partidos de médio e pequeno portes, por conta do modelo do mais votado. O Fundo Eleitoral é outra demanda, pois vai privilegiar os grandes partidos.
Compras sociais
A visita de Wadson a Juiz de Fora não terá apenas conotação política. Nesta quarta e quinta-feira, a Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), realiza na cidade o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS). O evento deve contar com a participação de 22 pequenos empreendedores familiares da região da Zona da Mata, que vão expor produtos de forma gratuita a empreendedores ligados a supermercados, padarias e demais representantes do varejo. O evento acontece no Capitólio, na Avenida Deusdedit Salgado.
Serviços da Câmara
A Câmara está em negociação para assumir o imóvel na Rua Halfeld (Calçadão), onde funcionava o Psiu. De acordo com o presidente, Rodrigo Mattos, se as conversas avançarem, o espaço será ocupado pelos serviços hoje instalados no Palácio Barbosa Lima, sem meios de sua ampliação. Com a transferência, o Legislativo poderá otimizar o trabalho dos vereadores, hoje instalados em gabinetes apertados no anexo.
Sem garantias
A Câmara vive a expectativa de se transferir para o atual Fórum Benjamin Colucci, quando for concretizada a construção da nova sede da Justiça no Terreirão do Samba – as obras devem ser iniciadas ainda este ano. Mas a possibilidade de atravessar o Parque Halfeld não é algo garantido. O Governo do estado, ao curso das negociações, deve doar o prédio para o Município, que não deu garantias de repassá-lo para a Câmara. Trata-se de um espaço nobre, na esquina com a Avenida Rio Branco, e grande demais para abrigar o Legislativo, mesmo com todos os serviços. No meio desse processo pode surgir algum novo tipo de transação.