Genial/Quaest vai às ruas para ver sentimento do brasileiro depois das eleições

Por Paulo Cesar Magella

08/12/2022 às 15h25 - Atualizada 08/12/2022 às 15h26

A Genial/Quaest divulgou, nesta quinta-feira, a primeira etapa da pesquisa “O Brasil que queremos”, realizada após as eleições. Foram feitas indagações em torno de temas específicos de Governo e as expectativas da população e até mesmo como ela está acompanhando os desdobramentos do pleito. O cientista político, Felipe Nunes fez uma série de considerações sobre o trabalho. “Na avaliação dos brasileiros, resolver os problemas econômicos do país deveria ser prioridade absoluta do próximo governo (25%), seguido pela busca de soluções para as questões sociais (20%) e para os problemas de saúde que enfrentamos (16%). Na economia, investir em políticas para gerar emprego (24%) e controlar a inflação (23%), devem ser prioridades para o próximo governo. A diminuição dos impostos (18%) aparece como prioridade também, assim como a facilitação de crédito para pequenas e médias empresas (9%).”

Áreas de conflito

Os pesquisadores da Genial/Quaest também trataram das expectativas das ruas em torno do campo político: 47% acreditam que haverá mais conflito entre o Governo e o Congresso “comparado ao Governo Bolsonaro, enquanto 46% acham que haverá menos conflito do Governo com o STF.

PUBLICIDADE

Depende do lado

Quando o assunto é corrupção, as opiniões se dividem: 34% acham que no governo Lula a corrupção tende a aumentar, enquanto 30% acham que ela tende a diminuir. Há outros 28% que acham que vai continuar tudo igual, para o bem e para o mal. De acordo com Felipe Nunes, “chama atenção como essas opiniões estão ‘contaminadas’ pela posição política de cada. Eleitores de Lula acreditam que a corrupção diminuirá, eleitores de Bolsonaro acham que ela vai aumentar. Sugerindo que possa haver um raciocínio motivado em todas essas opiniões.”

País dividido

Segundo a pesquisa, 90% dos brasileiros acredita que o país saiu desta eleição dividido. Como o novo governo pode governar com tamanha cisão social? Mas Lula contará, em primeiro lugar, com uma torcida quase unânime para que seu governo dê certo: 93% dos brasileiros torce para que ele faça um bom governo. “Já é um bom começo”, destaca o cientista político.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também