Títulos de pessoas com mais de 70 anos não estão sendo cancelados, diz TRE

Por Renato Salles

08/04/2022 às 07h00 - Atualizada 07/04/2022 às 20h31

A Justiça Eleitoral segue preocupada com a incidência de ‘fake news’ durante o ano eleitoral Nesta semana, uma nota publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esclareceu que é falsa a informação de que os títulos de pessoas com mais de 70 anos estariam sendo cancelados, de forma a impedir que participem das Eleições 2022. “Trata-se de mais um episódio de desinformação, que já foi esclarecido pelo TSE, por diversas agências de checagem e nas redes sociais do TRE-MG”, diz o Tribunal.

Facultativo

O TRE-MG ainda enfatiza que o voto para pessoas a partir dos 70 anos é facultativo. Por isso, esses eleitores não são obrigados a votar nem a justificar a ausência às urnas. Assim, a ausência na votação e a falta de justificativa também não vão gerar multa para esses cidadãos, nem impedi-los de obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; receber remuneração de função ou emprego público.

PUBLICIDADE

Renato Salles

Renato Salles

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também