Painel 08-04-16
Nova equipe
Empossado na última quarta-feira pelo ministro da Educação, Aloisio Mercadante, o novo reitor da UFJF, o professor Marcus David, vai definir os nomes da equipe que irá integrar a nova administração da Reitoria hoje. O anúncio deve acontecer à tarde. David já responde oficialmente pelos rumos da universidade, entretanto, a solenidade para a transmissão do cargo segue sem data definida. Falta agora ao Conselho Superior se reunir para a elaboração da lista tríplice que será encaminhada ao MEC com os nomes indicados para a vice-reitoria. A medida só deve ocorrer depois da renúncia do atual vice-reitor, Marcos Vinício Chein Feres. Após o ato, a efetivação da professora Girlene Silva, eleita vice-reitora na chapa vitoriosa nas eleições realizadas entre janeiro e fevereiro deste ano, deverá ser consumada.
Avaliação
Marcos Chein, que atuou como reitor em exercício desde a renúncia de Júlio Chebli, em novembro do ano passado, fez um balanço de sua passagem de quatro meses pelo comando da instituição. Em entrevista ao “Portal da UFJF”, afirmou que trabalhou para “não só legalizar mas regulamentar e aprimorar os processos dentro da universidade”. Chein destacou ainda esforços pela organização administrativa e pela valorização dos servidores. “Enfim, procuramos sempre nos orientar por uma construção coletiva de ações e decisões político-administrativas.”
Avanços
Para o vice-reitor, nos últimos quatro meses, ocorreram avanços como a instalação do Fórum de Segurança, compromisso tirado durante as negociações com o grupo de estudantes que ocupou a Reitoria entre maio e junho do ano passado. Outro ponto destacado foi a manutenção do pagamento de bolsas de apoio e outros benefícios estudantis, mesmo diante do cenário de cortes pelos quais passam as instituições de ensino federal. “Buscamos nesse período mostrar que a UFJF está disposta a mudar sua postura para o que for benéfico, sobretudo, ao interesse público e ao ensino, à pesquisa e à extensão”, considerou.
Fumacê
O serviço de fumacê foi retomado em Juiz de Fora, após uma semana de inatividade devido à falta de inseticida. Conforme a Secretaria de Saúde, dada a grande demanda, o Estado havia ficado desabastecido do produto, que é importado e adquirido apenas pelo Ministério da Saúde. O repasse do insumo ocorreu na última quarta-feira, e os veículos já voltaram a circular na cidade na noite do mesmo dia. Hoje, a ação deve passar pelos bairros Jóquei Clube 2, Fábrica, Vivendas da Fonte, Amazônia, Realeza, Mariano Procópio, Nova Era 2, Democrata, Santa Catarina, Aeroporto e Morada do Serro.
Com Renato Salles