Painel 08-01-2017

Por Eduardo Maia

08/01/2017 às 07h00 - Atualizada 07/01/2017 às 14h59

Moedas de troca

As nomeações para cargos comissionados, mesmo com o zelo de alguns administradores em contratar pessoas qualificadas, não deixam de ser moedas de troca no jogo político. Umas são forjadas no apoio durante campanhas eleitorais, outras, em demandas de interesse do administrador. É o caso, agora, do Governo de Minas. A Assembleia tem que definir até o dia 20 o futuro do governador Fernando Pimentel, na iminência de ser processado pelo Superior Tribunal de Justiça. Cabe aos deputados autorizar ou não, e o Palácio joga todo o seu peso em garantir respaldo da maioria. Para isso, a conta passa por atender pleitos dos deputados, sobretudo da base instável, que ora estão com o Governo, ora na oposição.

Compensação

Por conta disso, a despeito de articulações, dificilmente será revertida a indicação de Daniel Ortiz, ex-presidente da Emcasa, para a direção do Hospital João Penido, na vaga do ex-reitor da UFJF Renê Mattos. O deputado Noraldino Júnior, paraninfo do novo diretor, faz parte do grupo que pretende votar com Pimentel mediante contrapartida, o que faz parte do jogo político. O governador, no entanto, será cobrado a estabelecer algum tipo de compensação aos petistas ligados a Renê.

PUBLICIDADE

Melhor prevenir

Diante dos episódios do Amazonas e de Roraima, o governador Fernando Pimentel chamou para uma conversa os secretários de Segurança Pública, Sérgio Menezes; da Administração Prisional, Francisco Kupidlowski; da Casa Civil, Marco Antônio Rezende, e o chefe do Estado Maior da PM, coronel André Agostinho, para saber deles como está a situação nos presídios de Minas. Teve a garantia de que está dentro da normalidade. Mesmo assim, recomendou que monitorassem o sistema para evitar surpresas.

Articulação

Em menos de uma semana empossado no cargo, o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Bebeto Faria, iniciou contatos com Brasília. Ele se encontrou com o secretário nacional de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, José Rodrigues Pinheiro Dória, com quem tratou do fortalecimento das relações entre a secretaria e o ministério, a quem cabe a responsabilidade de gerenciar as políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação dos serviços vinculados ao setor.

Eduardo Maia

Eduardo Maia

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também