Painel 06-06-17
Para evitar o racha
Os tucanos devem definir entre esta terça-feira e quarta se ficam ou saem do Governo. A decisão ocorre, coincidentemente, no mesmo dia em que a chapa Dilma/Temer estará sendo julgada no Tribunal Superior Eleitoral. Para o deputado Marcus Pestana, um dos veteranos da legenda, o momento não é de precipitação. Embora tenha passado o fim de semana em Juiz de Fora, ele ficou frequentemente ao telefone articulando a permanência. O deputado entende a postura dos jovens, chamados de cabeças pretas do PSDB, que defendem o rompimento, mas considera um desserviço ao país essa decisão ser tomada agora, uma vez que, sem o PSDB, o presidente fica com sua posição praticamente insustentável.
Mais detalhes
O vereador Carlos Alberto de Mello (Sargento Melo – Casal – PTB) recebeu nesta segunda-feira a notificação do Conselho de Ética da Câmara para, em três dias, acrescentar detalhes na representação feita contra o vereador Wanderson Castelar (PT), após o entrevero entre ambos, no mês passado, com desdobramentos no encerramento do período de reuniões ordinárias de maio. O presidente da Comissão, Júlio Obama, quer mais informações, pois, no entendimento da comissão, muitas delas devem ser produzidas pelo próprio autor e não pela Comissão. Ele pretende esgotar todos os prazos regimentais para, só então, definir o resultado das apurações.
Bombeiros em ação
Mas há consenso entre os próprios vereadores que, em vez da representação, o melhor caminho será o diálogo, a fim de pacificar a questão que passou longe do viés ideológico e da agenda legislativa. Os bombeiros estão em campo e, a despeito de não terem tido sucesso nas primeiras empreitadas, esperam – durante o recesso – refluir os ânimos, a fim de deixar para o plenário o debate de questões diretamente afeitas ao trabalho legislativo. Obama, já na primeira discussão, pregou o diálogo, como também o fez o vereador Roberto Cupolillo, quando lembrou que o debate faz parte da atividade política e não para questionamentos legais.
Avaliação do Fórum
A hora de chegada ainda é incerta, mas está garantido que o governador Fernando Pimentel estará de volta a Juiz de Fora, no dia 8, para presidir o Fórum Regional, evento que, desta vez, irá avaliar os resultados das primeiras reuniões do ano passado, quando foram definidas várias metas para a região. O governador tem ido a todos os encontros, para ver de perto o que o Estado está fazendo e qual a posição dos prefeitos ante os investimentos. A reunião deve ocorrer pela parte da manhã, com o governador, prosseguindo à tarde com o secretariado. O Fórum será realizado no Expominas.