Patriarca da Independência
O deputado Lafayette Andrada (PRB) será um dos membros da Comissão Especial Curadora, criada pela Câmara e anunciada pelo presidente Rodrigo Maia, para tratar das comemorações de 200 anos da Independência do Brasil, previstas para 2022. De acordo com Maia, o tema será José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. A família Andrada está presente na Câmara dos Deputados desde a Independência do Brasil, e a escolha de Lafayette para compor a comissão foi estratégica, uma vez que sempre houve um representante Andrada na Câmara antes mesmo da República.
Desde o império
Para o deputado Lafayette Andrada,”o patrimônio histórico-cultural de uma nação é uma herança importante para o futuro, razão pela qual é nosso dever retransmiti-lo às novas gerações, preservando sua memória”. E completou: “É uma honra compor essa comissão, uma vez que a Família Andrada é a única que sempre esteve presente em todos os mandatos legislativos desde a Independência”. Também fazem parte da comissão os deputados: Enrico Misasi, Luiz Philippe de Orléans e Bragança, Soraya Santos, Marcelo Calero, Gustavo Fruet e Jaqueline Cassol.
Escola fechada
Vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Cupolillo (Betão-PT) pediu uma audiência pública, marcada para esta segunda-feira, para discutir o fechamento da Escola Rural José Dôndici, no distrito de São José dos Lopes, em Lima Duarte. “Iremos estadualizar o fechamento dessa escola. Quando a escola não interioriza, as crianças ficam sem instrução; ou as famílias são obrigadas a se mudar para as cidades, engrossando as fileiras de desempregados ou subempregados dos centros urbanos”, destacou. De acordo com o parlamentar, todos os dias, crianças com idades entre 4 e 10 anos saem de casa, às 5 e meia da manhã, para chegarem a tempo na aula que começa às 7h. No percurso de 18 quilômetros, trafegam sem cinto de segurança, não têm garantia de assento individual, e no trajeto não há acompanhamento de um responsável. Essas questões serão também apuradas.
CPI define lista
Em sua próxima reunião, na segunda-feira, a CPI dos Ônibus vai definir os nomes de técnicos, empresários e demais envolvidos que serão ouvidos na Câmara Municipal. A decisão foi tomada nessa sexta-feira, após novas avaliações do material levantado até agora, especialmente nas blitze realizadas nas empresas. O vereador Wanderson Castelar sugeriu, e foi aceita, a convocação do responsável pelo Plano de Mobilidade, contratado pela Prefeitura, Ricardo Mendanha. Ele atuou como consultor. Ao fim dos trabalhos, o material será encaminhado para os órgãos competentes, entre eles o Ministério Público.