Painel 04-03-2017

Por Paulo Cesar Magella

04/03/2017 às 07h00 - Atualizada 03/03/2017 às 17h42

Ponto facultativo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais acabou com a festa do ponto facultativo, comum em meio a feriados que caem na quinta ou na terça-feira, facilitando a criação de um feriado prolongado. Um aviso conjunto, já publicado na página do Tribunal na internet, adverte que “o Tribunal de Justiça de Minas Gerais não suspenderá o expediente forense nos dias de ponto facultativo previstos para 2017, mesmo que eles sejam decretados pelos poderes executivos do Estado ou dos municípios. Essa decisão busca manter o andamento de processos, agilizando a sua tramitação e trazendo uma melhor prestação jurisdicional para o cidadão. Sendo assim, o expediente será normal, tanto na secretaria do Tribunal quanto na justiça de primeira instância.

Calendário

Na mesma portaria, o Tribunal define as datas nas quais o expediente será normal, a despeito de as demais repartições públicas considerarem ponto facultativo para facilitar o “enforcamento” do serviço – 16 de junho: em Belo Horizonte e nas comarcas em que o Dia de Corpus Christi for considerado feriado municipal; 14 de agosto: em Belo Horizonte e nas comarcas em que o Dia da Assunção de Nossa Senhora for considerado feriado municipal; 8 de setembro, 13 de outubro e 3 de novembro.

PUBLICIDADE

Passarelas

O deputado Noraldino Júnior (PSC) encaminhou à Concer, empresa que administra a BR-040 de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, a construção de passarelas para pedestres no trecho entre a Codeme e a Mercedes, na Zona Norte da cidade, a fim de minimizar os riscos para a população. No requerimento, ele destaca que centenas de trabalhadores dessas empresas vivem o risco permanente de ser atropelados naquela região.

Prática abusiva

O saque ao Fundo de Garantia, que deve começar no dia 9 em todo o país, tem sido motivo de discussão entre os Procons por conta de algumas práticas bancárias. Na Assembleia, o serviço de defesa do consumidor está alertando para o depósito em bancos. O coordenador, Marcelo Barbosa, lembra que, no momento em que os valores do FGTS forem depositados, havendo débitos em aberto, o dinheiro será imediatamente destinado à cobertura das dívidas. Só que, no entendimento do Procon, o procedimento é ilegal, fato que está bastante claro no Código de Defesa do Consumidor, por ser prática abusiva. Quem se sentir lesado deve procurar um desses órgãos.

Michele Meireles

Michele Meireles

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também