Pesquisas na reta final
O Ibope deve realizar mais duas pesquisas antes das eleições de domingo, valendo o mesmo para o Datafolha, que apresentou seus números mais recentes na noite dessa terça-feira (veja o resultado nas páginas 6 e 7), ocasião em que, para aferir melhor o comportamento do eleitor, os institutos reduzem a margem de erro a dois pontos percentuais. De acordo com a Justiça Eleitoral, até mesmo no dia das eleições, é possível divulgar resultado de pesquisas, desde que elas tenham sido feitas apenas na véspera. Quanto à boca de urna, quando os institutos tentam antecipar o resultado, ele só pode ser divulgado após o encerramento da votação em todo o país. Como o fuso do Acre é duas horas mais cedo, os números só podem ser apresentados às 19h, hora de Brasília.
Pichação vira caso de polícia
O delegado Rogério Araújo, candidato a deputado federal pelo PSL, registrou ocorrência na Primeira Delegacia de São Mateus pedindo investigações de uma pichação no seu birô eleitoral, no mesmo bairro, cujo alvo foram a sua imagem e a do candidato do partido à Presidência, Jair Bolsonaro. Além do registro policial, o candidato gravou um vídeo em que acusa pessoas, segundo ele, ligadas a Adelio Bispo – autor do atentado contra Bolsonaro -, de estarem conspirando contra a candidatura. Usando o bordão que tem adotado em campanha, o delegado destaca que os autores serão identificados e punidos severamente.
Tudo pronto
Justiça Eleitoral e Polícia Militar já estão com todo o esquema de trabalho para as eleições de domingo. Ao participarem de debate na Rádio CBN, o relações públicas da Quarta Região de Polícia Militar, major Jovânio Miranda, e o juiz eleitoral Flávio Pitelli destacaram que tudo o que tinha que ser feito já está em fase de execução. Pitelli acredita que, se não houver contratempo, a apuração em Juiz de Fora deve terminar por volta de 21h. A PM, por sua vez, além de Juiz de Fora, dará segurança em todos os municípios sob sua jurisdição na Zona da Mata. Para tanto, suspendeu folga e férias para utilização de todo o efetivo.
Demandas da terceira idade
Como parte da programação do idoso, aconteceu nessa terça-feira a primeira reunião da Câmara Sênior, formada por idosos, quando foi entregue à Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Idoso um documento com as demandas relacionadas a acessibilidade, transporte, trânsito e mobilidade. Entre os pontos destacados estão campanhas educativas tanto para pedestres quanto para motoristas; vagas de estacionamento ocupadas irregularmente por carros não credenciados para pessoas da terceira idade; instalação de temporizador nos semáforos; atuação de agentes de trânsito nas travessias; disponibilidade de passagens gratuitas interestaduais e falta de respeito no lidar com a pessoa idosa dentro dos coletivos urbanos.