Campanha entra na reta final

Por Paulo Cesar Magella

01/10/2018 às 22h00 - Atualizada 01/10/2018 às 21h19

A semana será de atividade intensa dos candidatos por tratar-se da reta final de campanha. O fim de semana em Juiz de Fora foi marcado por dois eventos: no sábado, sob o viés suprapartidário, manifestantes se posicionaram contra o candidato Jair Bolsonaro com uma passeata pelo Centro da cidade. No domingo, foi a vez dos defensores do candidato do PSL, que, em carreata, ocuparam as duas pistas da Avenida Rio Branco, a partir do Bairro Cruzeiro do Sul. Como até sábado são permitidas manifestações, é bem provável que os militantes de todas as candidaturas voltem às ruas, especialmente no Calçadão, que já tem tradição de ser o centro de discussão política da cidade, embora não tenha sido visitado no fim de semana por nenhuma das duas manifestações.

Último debate

Mas a campanha não se faz apenas com manifestações de rua. Nesta terça-feira, a partir de 22h, os candidatos ao Governo de Minas fazem seu último e derradeiro embate no debate promovido pela Globo Minas, em Belo Horizonte. A disputa está sendo liderada pelo senador Antonio Anastasia (PSDB) seguido pelo atual governador Fernando Pimentel (PT). Já os presidenciáveis terão seu encontro na quinta-feira, na TV Globo, no Rio de Janeiro, com transmissão nacional. O horário será o mesmo. Como é tradição, será também o último debate, uma vez que, a partir de sexta-feira, já não será mais permitida pela lei a realização de tais eventos.

PUBLICIDADE

Até quinta

O último debate também coincide com o último dia da propaganda gratuita no rádio e na televisão, que este ano teve uma exibição mais curta em comparação com os outros pleitos. Ela começou no dia 31 de agosto. Mas os candidatos poderão, até sexta-feira, publicar os tradicionais santinhos. A partir daí, só vale o corpo a corpo, mas sem direito a comícios. Por isso, os políticos, nesta última etapa, investem em passeatas e carreatas para demonstrar a adesão dos eleitores.

Justificativa eleitoral

Aviso da Justiça Eleitoral: o eleitor que não puder votar no dia 7 deverá justificar sua ausência. Tal ação é necessária para quem estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição e para quem estiver em seu domicílio mas não puder comparecer às urnas por outros motivos, como problemas de saúde, por exemplo. O eleitor com voto facultativo não precisa justificar a ausência (analfabetos, os maiores de 70 anos e quem tem 16 ou 17 anos). No dia da votação, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral ou da cidade em que se cadastrou para o voto em trânsito poderá procurar qualquer seção eleitoral ou um posto de justificativa para preencher e entregar o requerimento de justificativa, das 8h às 17h. O requerimento já está disponível na página das Eleições 2018 no site do TRE de Minas.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também