Como Desenvolver o Hábito de Leitura em 2022?

Enquanto algumas pessoas passaram a ler mais na pandemia, outras acabaram desapegando da prática

Por Priscila de Almeida

26/04/2022 às 08h46 - Atualizada 26/04/2022 às 08h46

Depois do longo período da pandemia muita coisa mudou, não é mesmo? Entre as mudanças, o hábito de leitura. Desse modo, enquanto algumas pessoas passaram a ler mais, outras acabaram desapegando da prática. Seja pela rotina mais sobrecarregada ou pelo desânimo mesmo.

No entanto, não resta dúvidas de a leitura tem inúmeros benefícios. Como melhorar a memorização e a concentração, por exemplo. E aumentar o vocabulário e a criatividade.

PUBLICIDADE

Por isso, vale lembrar que quem lê mais ganha conhecimento em diversas áreas. Favorecendo até a sua própria saúde, seu bem-estar, com a diminuição do estresse e evolução de habilidades específicas. Como a escrita mais aprimorada e bom senso crítico.

Logo, entendemos que praticar a leitura é uma atividade essencial para a vida. Assim como descobrir algumas recomendações que tornarão a experiência ainda melhor.

E então, quer saber como desenvolver o hábito de leitura em 2022? Confira algumas dicas valiosas para começar!

1.  Faça um planejamento

Todo sucesso começa com um bom planejamento, não é mesmo? Dessa forma, quem pretende desenvolver o hábito de leitura em 2022 também precisa se organizar. Ou seja, determinar uma meta de quantos livros espera ler em dado momento. Seja em um mês ou mesmo em um ano.

Então, antes de mais nada, faça um planejamento. Estabeleça a quantidade de livros que pretende ler ou ainda quantas páginas consegue ler em apenas um dia. Com isso, fica mais fácil se organizar e ter esse costume com boa frequência.

2.  Mude o estilo de leitura

A maioria das pessoas possui alguns gêneros literários preferidos. E não há nenhum problema com isso, viu? Mas, tem quem fique cansado da mesma “estrutura literária” de sempre. Deixando de fazer da leitura um hábito.

Uma dica de ouro nessas horas é: mude o estilo de leitura! Pense em obras de escritores que ainda não conheceu. Livros interessantes, bem recomendados, que ainda não teve a oportunidade de ler. Ainda que não pertençam ao gênero ao qual está mais habituado(a).

Esta é uma boa maneira de desenvolver a leitura com alegria e novas descobertas.


3. 
Leia sobre seus assuntos preferidos

Ler nunca foi o seu forte, e você gostaria de mudar isso? Tudo bem! Existe um jeito bem fácil de como criar um hábito de leitura, sabia? Leia sobre seus assuntos preferidos para familiarizar a sua mente com esta tarefa. Dessa maneira, ela se tornará mais prazerosa, divertida e útil para você.

Para iniciar o costume, identifique quais são os seus temas preferidos. Variedades, esportes, histórias de terror, romances, notícias…

Em seguida, selecione livros, ou mesmo jornais e revistas, para ler diariamente. Estabeleça um cronograma sobre quantas páginas pode ler em um dia. Além disso, pegue leve  no início para que seja um hábito constante e não apenas uma vontade momentânea.


4. 
Reserve um momento no dia

Um dos principais erros de quem desapega da leitura é ler apenas “quando dá”. Ou seja, se não pintar uma “oportunidade”, não vai ler nunca, não é?

A melhor forma de combater isso é escolher um tempinho para praticar a leitura todos os dias. Seja pela manhã, no trânsito, nos intervalos do trabalho, durante o café ou antes de dormir. Reserve um momento no dia para o seu hábito de leitura. Leve o livro sempre com você para onde for.

O conteúdo continua após o anúncio


5. 
Não insista se achou o texto ruim

Infelizmente, é normal se deparar com livros que não agradam. E isso tende a gerar um efeito negativo muitas vezes sobre a atividade em geral. Diante disso, ao invés de abandonar somente aquela leitura, o indivíduo evita até mesmo outras obras.

Não faça isso! Se a história se tornou cansativa, desinteressante e frustrante, pense em mudar o livro. Não insista se achou o texto ruim. A menos que o enredo te dê sinais de que tudo pode mudar, ok? Quem sabe mais a frente você tenha vontade de retornar àquela leitura? Por hora, escolha outra obra para não perder o ritmo.


6. 
Evite as redes sociais

As notificações das redes sociais servem para descobrir quando alguém interage com você, certo? Mas, se por um lado isso é útil, por outro lado tem tudo para atrapalhar tarefas importantes. Como estudar, ler, meditar, conversar, entre outras situações.

O melhor a se fazer é se desligar por um tempo do que acontece no mundo virtual. Por isso, evite as redes sociais para criar seu hábito de leitura. Assim você pode se conectar às palavras com foco total, aumentando seu apetite pelo que está escrito.

Agora que já viu como desenvolver o hábito de leitura em 2022, é hora de pôr isso em prática. Organize-se para conquistar uma rotina mais saudável e proveitosa em sua vida.

 

Por Priscila de Almeida

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também