Como o futebol funciona como o maior cartão de visita?

Grandes eventos esportivos, com especial para o futebol, parecem ser a estratégia preferida das equipes de marketing dos diferentes Estados, principalmente os mais ricos

Por Marketing e Negócios

12/12/2022 às 15h24 - Atualizada 12/12/2022 às 15h24

De momento, os grandes eventos esportivos, com especial para o futebol, parecem ser a estratégia preferida das equipes de marketing dos diferentes Estados, principalmente os mais ricos. Assim, fará todo o sentido compreender como o Catar justificou os mais de 200 mil milhões de dólares investidos para um evento que não vai durar mais do que 30 dias, rapidamente se tornando a organização mais cara da história de qualquer esporte.

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Na verdade, o Brasil parece estar se dando bem como toda a organização da Copa do Mundo do Catar, ficando sempre como favorito em casas de apostas como Sportsbet.io. Contudo, valerá a pena compreender porque real motivo do Catar sempre desejou muito estar nas “bocas do mundo”, nem que para tal fosse acusada de diferentes crimes de corrupção e até de direitos humanos e dos trabalhadores. Será essa a melhor estratégia para colocar um país relativamente pequeno no “mapa”?

Catar quer diversificar suas fontes de rendimento, apostando no turismo

Sendo um dos países mais ricos do mundo, se justificando pelo Golfo Pérsico – maior fonte de petróleo do mundo -, a verdade é que o reino do Catar parece querer, o quanto antes, diversificar suas fontes de receita do Estado. Em uma fase em que a maioria do Orçamento acontece devido à venda de combustíveis fósseis, a ideia de organizar uma Copa do Mundo serviria realmente para que, pelo menos durante uns meses, o Catar fosse o país mais falado do mundo, ao mesmo tempo que atraiu vários milhões de turistas.

Ora, após semanas de organização, esse parece ter sido realmente seu objetivo, estando o concretizando com mestria. Mesmo que Doha seja uma cidade recente e os Estádios novos, bem como infraestruturas e até seu metrô, o turismo do Catar nunca recebeu tantas pessoas de uma vez, ao mesmo tempo que, com milhares de empresas de mídia mundiais, seus principais pontos turísticos são agora conhecidos em todo o mundo, funcionando como um cartão de visita que, provavelmente, só mesmo os Jogos Olímpicos poderiam trazer.

Brasil foi prova do sucesso turístico, após investimento nos eventos esportivos?

De fato, durante a década passada, o Brasil teve o privilégio de organizar tanto os Jogos Olímpicos, como também uma Copa do Mundo. Mesmo com resultados esportivos que ficaram longe das expectativas, a verdade é que o turismo do Brasil continua subindo desde esse período de 2014 e 2016. A região de Minas é uma prova disso mesmo, tornando assim evidente que, para os países mais ricos, mesmo pedindo um grande orçamento, não deverá existir melhor forma de atrair milhões de pessoas e a atenção do “mundo”, que não seja através desses mega eventos esportivos.

Arábia Saudita será uma das favoritas para Copa do Mundo 2030

Por motivos turísticos e muito semelhantes ao da sua vizinha Catar, a realidade é que muitos rumores já garantem que a Arábia Saudita irá apresentar uma das candidaturas mais fortes para se candidatar para a Copa do Mundo seguinte ao dos Estados Unidos. Como aconteceu com o Catar, em caso de vitória, seria de esperar um sucesso turístico gigante, bem como uma oportunidade de demonstrar sua cultura e maiores cidades a pessoas que, de outro jeito, dificilmente iriam demonstrar interesse em visitar seu país.

Batendo todas as probabilidades, a Arábia Saudita espera agora contar com um ponta estandarte de renome internacional para tornar sua candidatura à Copa do Mundo mais realista e entusiasmante. Com Cristiano Ronaldo estando próximo de aceitar o desafio de terminar sua carreira no país campeão saudita, a verdade é que esses novos tempos estão colocando o esporte, com especial destaque para o futebol, como o principal atrativo para que aja um enorme interesse em visitar seu país.

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